Inicial > Carreira > KISS – O princípio da simplicidade

KISS – O princípio da simplicidade

exclama.jpgVocê ja ouviu falar no princípio KISS (ou ainda K.I.S.S)? KISS vem de “Keep It Simple, Stupid”, ou seja, “Mantenha isto simples, estúpido”.

Este princípio prega que devemos buscar os resultados evitando qualquer complexidade não necessária.

O princípio do KISS está diretamente ligada a área de TI, portanto, KISS é um dos princípios que eu emprego em minha vida profissional. É comum ver muitos arquitetos, desenvolvedores, etc, utilizando recursos que jamais seriam necessários para a solução de um problema. Muitos programadores JAVA poderiam resolver um problema criando uma simples página JSP, mas acabam implementando algo com servlets, criam uma interface com Ajax, e assim por diante… Acaba gastando muito tempo, e tempo é dinheiro! Sem contar que a manutenção da solução fica mais complexa. É obvio, existem fatores a ser considerados, como segurança. Portanto, simplicidade, não significa que você vá ser relaxado e não utilizar recursos necessários, já dizia Einstein: “Tudo deve ser feito da maneira mais simples possível, mas não de forma mais simples que a necessária.”

Enfim, utilizando este princípio, você conseguirá entregar seus produtos mais rapidamente e com uma qualidade superior.

KISS Always!

  1. patricia
    maio 23, 2008 às 12:49 pm

    para eu entender melhor
    me dê um exemplo de um projeto da area de engenharia que segue o principio kiss.
    grata
    patricia

  2. maio 26, 2008 às 11:33 am

    Oi Patricia.
    Na área de engenharia de software, podemos dar um exemplo muito bobo e genérico partindo do levantamento de requisitos: Implemente os requisitos necessários para seu cliente. Nada mais. Deixe a perfumaria para o segundo release.
    Outro exemplo bobo: preciso toda noite carregar um banco de dados (DW) com dados de um outro banco (fazer ETL). Se posso resolver isso com um simples script ou um programinha em python, etc.. para que desenvolver uma aplicação EE com java?
    Abraços,
    Juliano

  3. patricia
    maio 28, 2008 às 12:45 pm

    ola, gostaria de sabe se:
    A montagem de um robô com o kit Lego Mindstorms NXT é de acordo com o principio kiss??? caso seja me explique o porque.
    muito grata, aguardo sua resposta
    patricia
    http://www.ni.com/academic/mindstorms/works.htm

  4. Monica
    maio 30, 2008 às 10:54 am

    Olá, estou fazendo um trabalho da faculdade e precisava descrever um projeto na area de engenharia de producao q se inspirasse no principio do Kiss, será que voce pode me ajudar me sugerindo algum?
    estou tendo muita dificuldade em achar algo na internet sobre isso!
    Monica

  5. Fernanda
    maio 30, 2008 às 4:19 pm

    Eu também estou fazendo um trabalho pra faculdade, mas no meu caso seria sobre engenharia de petróleo, você tem algum exemplo no qual possa me basear?

    Grata, Fernanda

  6. Camila
    abril 16, 2009 às 10:38 am

    Trabalho de faculdade. preciso descrever um projeto na área de engenharia ambiental de acordo com o principio do KISS. Me ajudem , por favor.
    Obrigada

  7. Victor
    abril 17, 2009 às 11:12 pm

    Olha a Galera da PUC aiiii

  8. Vanessa
    abril 18, 2009 às 1:04 pm

    TB preciso descrever um projeto, mas na area de controle , de acordo com o principio do kiss!!!!
    to pesquisando aki… bjos fica com DEUS

  9. Juliano
    maio 25, 2009 às 1:09 pm

    Olha a galerinha da PUC pedindo help!!!

    KKKKKK

    galera relaxa, é só escrever nao tem segredo… afinal de contas vcs estão no CTC 1002 e não vai ser cobrado de vcs nada alem da capacidade de vcs +D

  10. Thiago
    março 22, 2010 às 11:01 pm

    nossa, se alguem coloca um projeto de engenharia aqui todos os alunos do ciclo basico da puc teriam o mesmo projeto hahaha

    • igor
      março 27, 2010 às 9:11 am

      essa idéia de todo mundo com o mesmo projeto é ótima.hauhau

  11. eduardo melo
    março 24, 2010 às 7:52 pm

    haha.. galera da puc rio desesperada atras do principio kiss…
    bora ae calorada, rala pra achar
    EUIHAIOEU

  12. Rafael
    março 28, 2010 às 4:27 pm

    Bom.. no meu caso é engenharia química, tem algum projeto de engenharia química e vce poderia me citar?

    Abraçoss

    Monteiro

  13. Lorena
    agosto 13, 2010 às 9:06 pm

    po tb to na puc e to precisando urgente de um projeto de engenharia de produção! nao tenho nem noção do que escrever e nao acho nada em lugar nenhum…
    da uma ajuda ai gente!
    obrigada!
    beijoos

  14. ana dourado
    agosto 29, 2010 às 7:40 pm

    hahaha to na meeesma…
    so que eu sou mais irresponsavel …
    eh pra AMANHAA!!!…
    eng quimica tbm rsrsrs! =)

  15. Monitora
    setembro 26, 2010 às 11:30 pm

    Aviso que sou uma das monitoras de Introd a engenharia e olho este site sempre hein

  1. fevereiro 26, 2008 às 10:48 am
  2. setembro 29, 2008 às 1:06 am
  3. fevereiro 26, 2010 às 9:14 am
  4. setembro 15, 2014 às 10:00 am

Deixe um comentário