Início > Linux > Instalando o Ubuntu pelo Pendrive

Instalando o Ubuntu pelo Pendrive

Acabei de ter o notebook da empresa trocado, e por default, o bicho veio com Windows… Eu, louco para colocar Linux no mesmo, sem CD virgem! Fui atráz de uma solução e encontrei!

Encontrei um programa chamado UNetbootin, que transfere a imagem (ISO) da distribuição Linux que você quer para o pendrive e cria um menu que permite bootar como se fosse do CD. Então, os simples passos para bootar e instalar a partir do pendrive são:

  1. Baixe a imagem da sua distribuição (.iso)
  2. Baixe o UNetbootin em http://unetbootin.sourceforge.net/
  3. Execute o mesmo e sete a distribuição e a localização da imagem como na figura e clique ok (vai demorar um pouquinho):
  4. Reinicie o computador, lembrando de setar na BIOS que ele deve bootar do pendrive!
  5. Agora, é só seguir como de costume.

Enjoy!

About these ads
CategoriasLinux Tags:, ,
  1. outubro 18, 2008 às 3:01 pm

    ola.
    Caro Sr. Juliano Marcos Martins. Antes de + Parabens pelo seu blogue.
    Sou um interessado em deixar a comodidade do XP e aventurar-me nisto do LINUX.
    A aventura já me saiu pesada com perda de dados etc etc… mas não desisto.
    Eis que venho aqui ter. Venho do VirtualBOx que não foi boa experiencia.
    Esta solução aqui apresentada e porque se pode efectuar num HD externo convenceu-me outra vez: Comprei um HD Exteno de 250 GB e quero usa-lo em exclusivo para o linux com a solução http://unetbootin.sourceforge.net/.
    Por isso como ja tinha todas as ISO. Mandriva – Caixa Magiac Debian Unbunto etc. usei a do MAndriva pq é o que mais gosto…..
    Bom Agora o PROBLEMA : AO REINICIAR O PC DA-ME MONITOR PRETO E ESTA mensagem : Falta NTLDR. Bolas o q falhou agora? pode – me ajudar?
    Obrigado

  2. outubro 19, 2008 às 2:25 pm

    ola outra vez.
    fiz uma pesquisa sobre o problema em referencia. e de facto há muitos casos iguais.
    a questão seria. porque não há algo tipo: fazer todas as operações do UNetbootin e depois duplo clique e pronto trabalhamos com o linux no disco externo. não percebo pq não criaram nada assim, ou sera q ja axiste algo assim?
    Tenho falado com muita gente e a barreira linux – windows esta na passagem. boots etc…
    Vou continuar em stan by. alguem ajuda?

  3. outubro 19, 2008 às 3:06 pm

    Oi Ribeiro, tudo certo?
    Seguinte, tem algo que acho que resolve seu problema. Você pode instalar o Linux (pelo menos o Ubuntu), na própria partição do Windows, dessa forma não precisa formatar a máquina. Tente procurar por isso.
    Outra solução é, instalar no pen drive, e rodar por ele mesmo.
    Eu nunca fiz isso, mas achei um post interessante aqui: http://www.guiadohardware.net/comunidade/instalar-linux/272700/
    Aqui fala do Mandriva: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080530184439AAC5CX0
    Abraços.

  4. outubro 19, 2008 às 7:59 pm

    ola. muito util os links.
    há muita matéria para estudar ainda.
    sabe normalmente falhamos nisto. ao instalar o mandriva no hd por qq motivo aconteceu não me aparecer boot para o windows e aí foi o desastre com os dados. a questão das partições dificulta tudo. a formatação tb.
    mas, entrarei em fóruns da especialidade.
    no caso tenho um Acer 5050. o hd esta dividido em C e D, C tem os programas e D os documentos. ainda não consegui por o mandriva em D pq aparece na instalção os H0 h1 . swapp e ficamos a patinar…. Optimo seria : Onde quer intalr o Mandriva? resposta em D. e pronto. quando ligassemos a maquina escolhiamos C ou D.
    Bom vamos ver o q isto dá.
    Obrigado por toda a atenção

  5. outubro 20, 2008 às 8:11 am

    parabens! Juliano ehhe boa coluna! ubuntu no pen eh show! vou comprar um pen novo e testar (o meu queimou ontem hehe). A respeito da duvida la do colega, nem precisa mais formatar para usar linux no pc como vc falou, eu mesmo recomendo o ultima versao do ubuntu(versao 8) que faz o processo de virtualização, o unico problema que identifiquei eh o uso altissimo de memoria no processo de virtualização mais se tiver acima de 1 gb de memoria dar para trabalhar tranquilo!

    flw!

  6. outubro 20, 2008 às 9:54 am

    Opa Ribeiro.
    Mas é exatament isso que o Linux fazs, quando vc boota, ele pergunta de onde quer bootar. Sacou? Se isso não estiver acontecendo, PODE ser pq vc está instalando o Linux Loader no D, e seu PC está setado para bootar pelo C pela Bios.

  7. outubro 20, 2008 às 10:50 am

    aí estará o problema. o Windows XP esta na partição C.
    o Mandriva, ou outro tb deverá la ser instalado através do LIve CD, certo?
    no momento tenho Windows em C. acrescento o Mandriva tb em C?.
    no reinicio o Mandriva vai perguntar com qual quero arrancar?
    tenho imenso receio de que vá tudo ao ar, ter de reinstalar tudo… muito chato.
    o que acontecia é que seguindo os tutoriais instalava o mandriva em D, ou seja na parte do disco q estava vazia. e dai vinha o desastre.
    obrigado + 1 x pela ajuda.

  8. outubro 20, 2008 às 10:54 am

    correção de email

  9. outubro 20, 2008 às 10:58 am

    Poxa, eu ainda não entendi o que está dando errado. Você mandou instalar no D, correto? Ai ele formatou o D, isso que vc quer dizer de desastre? Ai ele não apareceu na opção de boot?

  10. outubro 20, 2008 às 11:19 am

    Ora bem. o D de que falamos não é um disco. é uma partição. O disco em causa tem duas partições C e D. Na partição C tenho todos os programas de gestão e o Windows XP. Da ultima vez que instalei o Mandriva foi na partição C. Houve ai um ajuste de partições e formatação de qq coisa. O que aconteceu ´e que deixei de ter acesso ao Windows XP. Tudo o que era dessa esfera foi perdido, incluindo os dados e emails do outloock, endereços. Foi um desastre total. O Backup que tinha estava desactualizado. Todo o serviço de escritório do ultimo mês foi perdido. E pela minha actividade poderá calcular o risco que corro se errar novamente : http://www.larotel.net. A partição C tem 58G e de espaço livre 51G. penso que dá para trabalhar com os 2 sistemas e depois ir migrando tudo para Linux.
    O que acontece é que estou bem com o XP mas o linux é um desafio no entanto esta é a 1ª vez que alguem me acompanha diretamente. Provavelmento porque isto é tão basico….
    obrigado.

  11. outubro 20, 2008 às 11:40 am

    Entendi. Bem, me diga se as dicas acima funcionaram. Qualquer coisa, posta aqui que tentamos te ajudar.

  12. outubro 20, 2008 às 5:59 pm

    ola. as dicas são todas uma referencia. mas por x incoarentes.
    consideremos por exemplo o tutorial sobre o Mandriva.
    Não é considerado a possibilidade de esse no arranque não apresentar o grub para o windows.
    Ficando sem acesso ao windows perdemos tudo o relacionado. ha-de haver um processo de tratar disto. ja informei autor com este texto:

    já pensou q alguma vez pode acontecer que o mandriva tomar conta do pc – ao abrir não apresenta o boot para o Windows –
    CITANDO O SEU TUTORIAL: A tela a seguir mostra a listagem que irá aparecer no GRUB. Se uma instalação do Windows for encontrada, ela provavelmente(???????????) aparecerá automaticamente na listagem. E SE NÃO????
    e depois o que acontece? perdemos tudo o que for Windows????
    ESTE TIPO DE descrições esta a desviar muita gente do Linux.
    Amanha terei um 2º PC disponivel e vou fazer essa experiencia. com este em q trablho não tenho confiança para avançar + com o Linux. + 1 x obrigado

  13. outubro 20, 2008 às 6:41 pm

    Certo, se o Windows não aparecer no menu de boot, vc pode bootar por um disquete de boot/pen drive/cd do windows/etc, entrar no DOS (modo de segurança), e utilizar o fdisk para recuperar sua trilha zero, e ai, bootar o Windows. Agora não me lembro o comando certinho, mas procure por fdisk + recuperar windows no google que vem muita coisa.

    Outra opção, é bootar pelo mandriva e adicionar o Windows para o boot na mão no arquivo de config. do grub. O Ubuntu, eu nunca vi não detectar o Windows e não colocar ele no menu de boot. Ja o Mandriva, não conheço. Aconteceu isso com você?

    Não desanime, eu mesmo, pra aprender, perdi muitos dados… :-( (custava ter feito um backup?)

  14. outubro 20, 2008 às 6:41 pm

    Ahh.. uma dica preciosa é: jamais use seu micro de produção para aprender. Vai que dá algo errado novamente. O legal é que para aprender Linux, vc consegue com um Pentium 100. (claro, não vai rodar interface gráfica)

  15. outubro 20, 2008 às 7:35 pm

    é mesmo isso. confiante avancei com a maquina principal e foi o que foi.
    o mandriva depois de instalado pelo Live CD comeu o windows. bom correu mesmo mal talvez pq tenha reunido informação solta e depois sempre escapa alguma coisa. agora os dados estão atualizados e o backup tb.
    falou na diskete de arranque. imagine q ja nem me lembrava desse classico.
    portanto se o mandriva não apresenta no boot o windows bastará reiniciar o pc pela disquete e la estaremos no windows novamente. e a partir dai tv deletar o mandriva. sendo assim temos + cartas para jogar …
    abraços…

  16. outubro 21, 2008 às 11:18 am

    ola. tudo bem? há outro dado para trabalhar. do q li a virtual box parece o método certo para trabalhar com 2 sistemas sem tocar no computador original. há outros programas idênticos, mas no essencial farão o mesmo. o q ainda não sei é por ex. se estiver a trabalhar com o mandriva, se poderei gravar os docs. normalmente no meu pc, docs. esses criados no open office em vez do Microsoft Ofice. E se por outro lado dentro da VBox poderei usar o softwere, muito softwere q existe para linux.
    Sabe? em Portugal está a acontecer uma tempestade Linux. O governo está a disponibilizar computadores na escola primaria a 50€. vêem equipados com o q se chama Caixa Mágica. Um linux baseado no mandriva. Pais Tios e Avós q nasceram No Windows vão ter agora os computadores dos filhotes de 6 a 10 anos, com uma distribuição Linux. este é um problema??? q mexe com toda a gente. Portanto mesmo q não queiramos temos de estudar e adoptar o Linux com todas as aventuras inerentes.
    melhores cumprimentos.

  17. outubro 21, 2008 às 12:13 pm

    Opa, vai poder sim, sem problemas.

  18. outubro 22, 2008 às 7:56 am

    ola. a virtual box realmente esta a funcionar e é óptima para testar outros S.O. No entanto o problema é a lentidão do processo. Trabalhar com a VBox tá complicado por isso. Talvez não esteja bem configurada, será outra etapa nesta longa corrida.
    + + + + cumprimentos.

  19. Jeronimo
    outubro 25, 2008 às 7:13 am

    Também tive este erro Falta NTLDR, mas somente com algumas distribuições, mas com o BIGLINUX 4.0 isto não aconteceu e por várias vezes tenho instalado o Biglinux no pendrive perfeitamente.

  20. Adriano
    outubro 25, 2008 às 9:31 am

    Ribeiro

    Creio que vc não tenha perdido seus dados. O que deve ter acontecido foi ao instalar o linux ter sobrescrito a MBR. E nesse caso só aparece o linux. Mas há maneira de fazer com que a opção do windows seja mostrada no gerenciador de boot (grub).

    Se pensa em ter o linux em DualBoot, esqueça essa questão de C, D. Para instalar o linux em dualboot vc deverá ter reservado uma partição exclusiva para isso. Se selecionar uma partição que esteja em uso pelo windows ou outra qualquer vc perderá os dados nela existente. Possivelmente tmb pode ter acontecido isso com vc.
    Muitos usuário perdem dados pq seleciona a particão que é usada pelo windows ai já era. Então, deve-se ter sempre uma partição exclusiva para o linux ou outros sistemas. Se vc não tem essa partição, mesmo com o windows instalado é possivel vc reparticionar seu HD e reservar uma área para instalar o linux. Atualmente muitas distribuições, cito o Ubuntu pq conheço, ja reparticiona automaticamente, e nesse caso instala o linux sem danificar as partições utilizadas por outros sistemas.
    Vc tmb pode reparticionar manualmente, nos links abaixo explica detalhadamente como fazer isso. Não é lá bicho de 7 cabeças.

    Pra certificar se realmente perdeu seus dados utilize um livecd, e vc enxergará a partição hda1 ou sda1 (dependendo do seu hd) e nelas poderão estar contidos os ficheiros (como dizem em portugal) ;-) do windows. E nesse caso seus dados ainda estarão a salvos e o que falta é vc fazer com que o windows passe a ser reconhecido pelo gerenciador de boot, pq como falei anteriormente pode ter acontecido de ter perdido a MBR, mas há como recuperar. Ou ainda, realizar o backup dos seus dados.

    Realmente como foi citado acima existem diversas formas para que vc possa se familiarizar com o linux.

    1 – Utilizando um livecd

    2 – Usando dualBoot
    (http://meulinux.blogspot.com/2006/03/dual-boot-em-10-passos.html)
    (http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Introducao-ao-Linux-DualBoot-com-Big-Linux-4-e-Windows-XP)

    3 – instalando o linux “dentro” do windows
    (http://www.guiadohardware.net/tutoriais/linux-dentro-windows/) nesse caso vc pode usar o vmware ou virtualbox.

    4 – Ou ainda, instalando o windows dentro do linux
    (http://linux.tomatecru.net/14/avancado-aprenda-a-instalar-e-usar-o-windows-dentro-do-linux)

    Particularmente a 4º opção é a mais interessante. Se nesse caso quisesse ter o linux como seu sistema principal. Essa foi a solução adotada por mim. Mas ai já tinha uma certa familiaridade com o pinguim.

    No mais é ter interesse e vontade em aprender. o linux está bem adaptado e robusto aos usuários domésticos. Usuários que iniciaram em linux hoje tem certa dificuldade inicial em se familiarizar com o windows e vice-versa.
    E lembre-se, a internet e as comunidades de software livre estão à disposição para ajudar os novos usuários.

    O linux assim como os demais software livres são os que mais cresce e como vc mesmo frisou diversos paises o vem adotando. Parabés ao governo portugês e que haja sucesso nessa adoção.

    []´s

  21. Edmar F Jr
    outubro 26, 2008 às 1:12 pm

    Prezado Juliano,

    Quando utilizo um livecd enfrento alguns problemas como não poder acessar meu email (yahoo) nem minha conta do Google. Quando tendo instalar pacotes adicionais para visualização de alguma página, o computador, se não tiver muita memória, também trava.
    Esse tipo de instalação que vc fez também apresenta as mesmas limitações de um livecd?
    Edmar

  22. outubro 28, 2008 às 7:39 pm

    Ola. Tudo bem?
    Obrigado pelas dicas, instruções …. de top que aqui tem disponibilizado.
    …. novamente no LINUX.
    Bom. Agora já passou. E esta tudo recuperado. Tive ajuda de um amigo que fez qq coisa tipo por o HD do portátil em slave e a partir de outro computador recuperou a maior parte.
    Os links fornecidos são muito explícitos embora me enviem para o Big Linux … + 1 para conhecer. mas tudo bem.
    Em relação ao HD está muito explicito.
    Está na hora de experimentar.
    +++++ Cumprimentos.

  23. Rodrigo
    março 9, 2009 às 11:43 am

    Ribeiro,

    Cara, se você está inseguro em instalar o linux e não quer ter que reinstalar tudo, instale o norton Ghost no seu Windows e Faça Uma ISO(em CD ou DVD dependendo da quantidade de infos que vc tenha) de todo o conteudo da sua partição onde está instalado o seu windows… eu fiz isso semana passada para instalar o Ubuntu em dual com Windows XP e quando eu quis recuperar, eu apenas bootei pelo cd que criei e apontei para a imagem da partição que criei pelo norton Ghost… e pronto! meu SO estava exatamente igual a quando eu comecei o processo…

  24. maio 22, 2009 às 6:12 pm

    Valeu cara!

    Meu FAT Cable ficou danificado e só dispunha de um HD com uma instalação bem ruim do Ubunto (que não aceitava atualizações, bem estranho).

    Com este toque, pude reinstalar o Ubunto a partir de meu pendrive, já que meu drive de CD estava desligado pela danificação do cabo.

    É por estas e outras que estou a cada dia mais interessado em me aprofundar nos ambientes Linux. É uma pena que as distribuições ainda sejam um pouco complicadas para usuários “padrão”.

    Excelente blog. Um abraço.

  25. Sérgio Souza
    julho 22, 2009 às 1:42 pm

    Juliano,

    Fiz os procedimentos mas quando dou o boot pelo pendrive ele da uma mensagem de Boot Error.

    O que posso fazer para resolver este problema?!

  26. agosto 19, 2009 às 11:15 am

    Baixei este programa ai hacima para instalar o curimin 7 no pendryve ele instala mas na hora do boot ele inicia e dá erro vou tentar com o uunbuntu, eu tive um problema com meu cd de instalação do xp e usei um veio do windows 2000
    e o 2000 não presta mais pra nada não cncigo atualisa-lo e não da pra grava o cd iso porque ele não grava nada en cd então vou ter que faser do pen avisarei se o ubuntu de serto

    • setembro 17, 2009 às 9:59 pm

      Jesus, como tu escreve errado!!!! :-D
      Enfim, boa sorte ai!

  27. Eduardo
    setembro 13, 2009 às 6:06 am

    Boot pelo CD, escolha Reparar para entrar no console de recuperação. No prompt digite FIXMBR

  28. felipe
    outubro 5, 2009 às 11:13 pm

    eu instalei o fedora 11 mas todas as opções (menos memtest e boot from hard disk) entram na opção livecd. o que eu faço?

    • felipe
      outubro 5, 2009 às 11:15 pm

      ah sim, eu quero instalar no pc a partir do pendrive

  29. outubro 26, 2009 às 2:16 pm

    Vou tentar isso semana que vem, o seu link me foi indicado por um amigo meu que o seguíu e deu certo.
    Só uma observação:
    “Reinicie o computador, lembrando de setar na BIOS que ele deve bootar do pendrive!”
    Não é querendo te tirar nem nada do tipo, mas poderia trocar BIOS por SETUP, pois na verdade a gente não seta nada diretamente na BIOS, a gente seta no SETUP, o programa de configuração da BIOS.

  30. Marcos
    dezembro 2, 2009 às 7:37 pm

    O Linux já tem a opção dentro do sistema para instalar o s.o a partir de um pen drive. (sistema – administração – criar live usb disk ) alguma coisa assim mole – mole “Ubuntu”

  31. março 9, 2010 às 10:51 am

    Cara to tentando instalar o ubuntu 9.10 no meu pc tem tempo ja
    e estava dando SQUASHFS error.
    to tentando rodar ele na instalação do pen drive mais nao ta funcionando sempre para no 5% e nao passa disso na hra de rodar esse programa q vc passou (em Windows)

  32. Vírus
    abril 8, 2010 às 11:40 am

    Pena não dar para instalar verções mais novas

  33. JJ
    abril 15, 2010 às 8:08 pm

    Funiconou direitinho pra mim, valeu!

  34. Edvaldo
    abril 26, 2010 às 5:03 pm

    Ow, legal!
    MAis consegui pelo Windows só, quando fui fazer no Ubuntu, ele nao grava todos os arquivos, e apenas uns… O que pode ser?

  35. novembro 7, 2010 às 8:29 am

    Ola me gustaria también iniciarme en el mundo linux
    favor mandar bibliografia interessante para meu email ou postar aqui links validos
    afim de ter um aprendizado produtivo
    okei,gracias

  36. novembro 14, 2010 às 10:21 am

    There’s no doubt that this is certainly an intresting post and need to tell you about this page i came upon that sell cheap Forced to sex.

  37. Andre
    dezembro 30, 2010 às 8:45 am

    Ola. Fiz isso que voce ensinou, porem, isando outro programa. Deu tudo certo, dei boot e o PC reiniciou pelo pendrive e comecou a instalacao, mas parou no momento de verificar o espaco disponivel, onde acusou falta de espaco para instalacao. No momento estou escrevendo pelo ubuntu 10.10 funcionando pelo pendrive. O q pude perceber, como leigo e que ele nao conseguiu reconhecer meu HD, ja que a memoria indicada tanto no momento da instalacao como no mode de teste do SO, indicou um total de 2G (pendrive).
    Tentei tambem fazer a instalacao pelo CD e parou no momento em que pede para configurar o particionamento… ele simplesmente nao mostrou nenhuma particao, ficou um quadro vazio.

    Depois de uma vida toda usando windows, por problemas de compatibilidade, migrei para o linux. rsrs

    Cordiais saudacoes.

  38. Alvaro
    março 9, 2011 às 12:00 am

    Putz

    Muito bom deu tudo certinho, e mais um cliente feliz…é como costumo dizer, abraços a tds

  39. sergio
    abril 14, 2011 às 10:23 pm

    Tem como instalar em uma máquina virtual através de uma live usb?

  40. abril 29, 2011 às 6:31 am

    In the past Pepsi has been known for making and distributing strangely flavored versions of their well-known Pepsi soda. They’ve made their soda clear, white, clear, red, and now they’re going blue with Pepsi blue.

  41. jacksonpereira
    junho 27, 2011 às 5:33 pm
  42. Ícaro
    outubro 14, 2011 às 7:08 pm

    Parabéns pelo post ae me livrou de uma pois estou sem drive sata e precisava mto instalar unix aqui em casa.

    Recomendado o programa!

  43. março 5, 2012 às 12:13 pm

    Funciona de primeira. Mto bom !

  44. junho 16, 2013 às 1:44 am

    I really love your website.. Excellent colors & theme.
    Did you develop this web site yourself? Please reply back as I’m hoping to create my own personal blog and want to know where you got this from or exactly what the theme is named. Appreciate it!

  45. junho 16, 2013 às 6:47 am

    Good info. Lucky me I recently found your site by chance (stumbleupon).
    I’ve book marked it for later!

  46. junho 16, 2013 às 7:29 am

    I was more than happy to find this page. I want to to thank you for ones time for this particularly wonderful read!
    ! I definitely really liked every little bit of it and I have you
    book-marked to check out new stuff on your website.

  47. junho 16, 2013 às 8:59 am

    This post is truly a good one it assists new internet viewers,
    who are wishing in favor of blogging.

  48. junho 19, 2013 às 9:10 pm

    I’ll right away grasp your rss feed as I can’t find your
    email subscription link or newsletter service.
    Do you’ve any? Please permit me recognise so that I could subscribe. Thanks.

  1. outubro 24, 2008 às 5:03 pm
  2. novembro 3, 2008 às 6:25 pm
  3. dezembro 18, 2008 às 6:23 pm
  4. maio 24, 2009 às 9:24 pm
  5. junho 29, 2009 às 7:57 pm
  6. novembro 1, 2009 às 12:29 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 149 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: