Início > JAVA > FindBugs x Checkstyle x PMD

FindBugs x Checkstyle x PMD

Featured imageInúmeras pessoas fazem a comparação entre as ferramentas FindBugs, Checkstyle e PMD. Vale dizer que as três permitem a escrita de um melhor código fonte, o inspecionando em busca de possíveis problemas e gerando relatórios para que o desenvolvedor possa tomar providências.

Porém, a abordagem delas é um pouco distinta:

  • FindBugs: Funciona procurando padrões de Bugs. Analise o Bytecode, e não o código fonte em si. Funciona como se tivesse um banco de dados interno com os bugs comuns, e vasculha seu código procurando por esses bugs. Eventualmente pode dar falsos positivos, apontando erros que no contexto de sua aplicação, não são erros. A própria documentação oficial do Findbugs diz: “In practice, the rate of false warnings reported by it is less than 50%”.
    http://findbugs.sourceforge.net/index.html
  • CheckStyle: Seu foco é em problemas relacionados as convenções e padrões Java, por exemplo: ausência de Java docs, abertura de chaves { depois de Ifs, etc. Ele varre o código fonte de seu projeto.
    http://checkstyle.sourceforge.net/
  • PMD: Vasculha o código fonte procurando por más práticas e problemas de código por exemplo: import com *, muitos métodos em classes, etc.
    http://pmd.sourceforge.net/

Em geral o PMD e o Checkstyle são mais similares. Todavia, eu recomendo o uso das 3 ferramentas em seu projeto, e além disso, que sejam criados arquivos de configurações para CADA ferramente e que os mesmos sejam utilizados por TODO o time, garantindo assim, a homogeneidade na produção do seu código fonte.

O uso principalmente do checkstyle e do PMD garantem um código fonte mais legível, de melhor manutenabilidade, tornando-se o trabalho com os mesmos mais eficiente e rápido.

Eu fiz video aulas introdutórias sobre as 3 ferramentas, que ensinam como instalar, configurar e utilizar, como sempre, de maneira simples e objetiva. Seguem os links:

  1. FindBugs
  2. Checkstyle
  3. PMD

Enjoy!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: