Início > Linux > Back in time – Utilitário para efetuar Backup no Linux

Back in time – Utilitário para efetuar Backup no Linux

É muito importante mantermos um backup de nossos arquivos, principalmente os relacionados ao trabalho. Com a popularização de drives externos usb de grande capacidade (hoje em dia um com 1 Terabyte sai por 300 reais, de boa qualidade ainda), é legal termos um bom utilitário que nos permita efetuar um backup sem ter a dor de cabeça de mantermos os dados do computador sincronos com o dispositivo.

Encontrei um bom utilitário para efetuar e gerenciar meus  backups no Linux, é o back in time.

Ele funciona com o simples conceito de snapshots, ou seja, ele cria uma “foto” dos locais que você seleciona no dispositivo de backup, tendo opções como exclusao de tipos de arquivos, por idade, etc.

Para instalar ele no Ubuntu, o comando é: sudo apt-get install backintime

Ele fica no Menu Aplicaticos -> Ferramentas de sistema.

Agora que seu backup está feito no disco EXTERNO, não vá fazer como um amigo meu que fica levando o Disco Todo dia para o trabalho e foi roubado (sim, levaram o notebook e o disco com o backup!!!). Se a necessidade é ter um disco para transporte, compre outro, o disco de backup é para ficar bem seguro em casa hein!🙂

É importante citar que hoje em dia temos as várias possibilidades de fazer backups on line (na nuvem seguindo o modismo), como por exemplo, com o DropBox. Porém, em alguns casos, não podemos enviar alguns tipos de arquivos para lá, por exemplo, o código fonte da aplicação de sua empresa. Eu particulamente não utilizo esses meios como backup para meus arquivos pessoais, tais como comprovantes, receitas, etc.. Simplesmente, não confio neles.

Enjoy!

Categorias:Linux
  1. fevereiro 18, 2011 às 10:46 am

    “levaram o notebook e o disco com o backup!!!”
    Backup fail!!

    Para fazer o backup em casa eu uso o Dropbox. Simples, rápido e automático. Outras soluções como o Ubuntu One também são boas, e aparentemente o preço mensal para mais espaço não é tão caro.

    A vantagem do backup online é que não se corre o perigo de alguém leva-lo junto com o computador. Ok, existem outros riscos, mas isso já é um outro assunto…

  2. fevereiro 18, 2011 às 10:54 am

    Então Thiago, mas para alguns tipos de arquivos, o backup online não pode ser utilizado.

    Por exemplo, os arquivos do meu trabalho (IBM), não podem ser enviados para outro lugar, temos que garantir confidencialidade.

    No caso de arquivos pessoais, ai sim, sem problemas utilizar um meio online, de qualquer forma, EU, PARTICULARMENTE, não confio meus arquivos pessoais como comprovantes de pagamentos, etc, a outras empresas, como o DropBox. Quem me garante que ninguem la fica vendo minhas coisas?🙂

    • fevereiro 18, 2011 às 2:47 pm

      Exatamente por isso uso em meu computador de casa😉. O comentário foi mais para ilustrar uma outra opção de backup. Mas pensando um pouco, em arquivos pessoais mais confidenciais não daria para usar algum sistema de criptografia? Talvez fosse uma opção a mais de segurança.

      Mas particularmente eu confio na empresa em si (e em seus funcionários), afinal uma empresa dessas não iria querer sujar seu nome com uma ação de invasão de privacidade de um usuário comum. Nossos dados bancários e financeiros estão bem mais inseguros com nosso querido Governo Federal no Ministério da Fazenda. Bom, mas o meu medo maior mesmo é perder alguma informação importante por ter esquecido de realizar o backup.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

