Início > DB2 / Banco de dados > Coca Cola migra de Oracle para DB2 (e fica muito feliz)

Coca Cola migra de Oracle para DB2 (e fica muito feliz)

Recentemente foi publicado um artigo sobre a migração da Coca Cola de Oracle para DB2 no site Search Oracle em inglês. Fiz um resumo/tradução para vocês, ai vai:

Nesta ano(2009), no processo de upgrade do novo sistema SAP, a Cola Cola precisaria fazer um upgrade de seu banco de dados Oracle do 9i para o 10g para poder obter os benefícios e novos recursos do SAP.

Porém isso demandaria a compra significativa de novas licenças do Oracle, demandando um alto investimento, enquanto se fossem utilizar o DB2, o valor a ser investido seria bem menor.

Eles tinham a preocupação sobre a falta de conhecimento sobre o DB2, pois eles já estavam trabalhando com Oracle a mais que 10 anos.

Porém a IBM e a SAP ofereceram treinamentos que fizeram a curva de aprendizado ser extremamente curta e a Coca percebeu que a falta de conhecimento não seria impactante. A própria SAP forneceu ferramentas para a migração Oracle -> DB2.

A decisão da Coca Cola foi então migrar tudo que era possível para DB2.

O time que fez a migração foi composto por 4 funcionários da Coca Cola e 1 da IBM, durando em média 2 meses e meio.

Uma das bases de produção tinha aproximadamente 1 terabyte. Com a migração conseguiram 40% de compressão de dados. Provando assim as ótimas capacidades do DB2 em tratando-se de compressão de dados, tornando a mesma infra-estrutura que rodava Oracle, capaz de armazenar MAIS dados, reduzindo o custo de armazenamento dos mesmos.

O tempo de execução de processos batch foi reduzido em 65%.

O artigo cita outros fatos interessantes sobre a migração, que abriu precedentes para que outras fábricas migrem gradualmente, pois só obtiveram benefícios.

A frase mais importante que fica do artigo é:
“We have been pretty pleased with the performance, compression savings and things like the self-tuning memory with DB2,” he said. “But now the DBAs doing the work have a lot more time to focus on SAP issues rather than Oracle issues.”

Uma tradução indireta é: “Estamos muito felizes com a performance, compressão e coisas como tunning automático de memória do DB2”, “Agora os DBAs não tem tanto trabalho com problemas do Oracle e podem se dedicar muito mais no SAP.”

É isso ai pessoal. Aprendam DB2, vale a pena! Para quem quiser saber como começar, escrevi um post bem direto aqui! Vocês tem acesso a um livro em português grátis, podem baixar o DB2, tem acesso a suporte nos nossos fóruns, etc.

Enjoy!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: