Início > Boas práticas, JAVA > Técnicas de programação defensiva I

Técnicas de programação defensiva I

Continuando os posts sobre programação defensiva, vou falar neste post e em próximos posts sobre técnicas de programação defensiva. Para dar início vamos a primeira técnica:

Empregue sempre um estilo de codificação

Primeiro: O que é um estilo de codificação? Podemos resumir a ópera dizendo que um estilo de programação é a forma como a qual você escreve seu código fonte, por exemplo quantos espaços você dá para começar a escrever o código e quantos espaços você dá quando está dentro de um loop, ou seja, edentação. Outros exemplos podem ser nomenclatura de variáveis, de métodos, classes, comentários, etc.

É importante que você tenha um estilo e o siga em TODOS seus programas, mais importante ainda é que sua equipe siga o mesmo estilo. Quando você inicia em um projeto, a primeira pergunta para o líder do mesmo deve ser: nós temos algum documento com nosso estilo de programação? Se a resposta for sim, você DEVE seguir o mesmo. Se o projeto não tiver um documento com a especificação de estilo, crie um e o siga, proponha para o time que o siga.

Por que ter um estilo?

Imagine que você trabalhe em uma equipe de N desenvolvedores e cada um programa de uma forma. Não vai ser muito mais complicado entender o código fonte de uma pessoa que não segue padrão algum? Você não ganharia tempo lendo um código bem edentado, comentado, com nomes padronizados e dessa forma não conseguiria produzir um código melhor? É possível enumerar outros benefícios, mas pelo menos no meu ponto de vista, esse é o maior benefício: o ganho na facilidade em entender um código fonte alheio ou até mesmo um código fonte que nós mesmos produzimos a muito tempo.

Para finalizar, um pequeno exemplo de estilo pode ser:

Todo if, else, for, etc, deve ter um ‘{‘ e ‘}’ correspondente abaixo das instruções tal como no modelo abaixo:

if (msg == null)
{
msg = “TEST”;

}

Enjoy!

  1. setembro 19, 2008 às 12:42 pm

    Olá Juliano,

    Ótima idéia a sua de criar uma série de dicas com boas práticas de programação, certamente que ajudará muitas pessoas que programam ou que venham a programar.

    Não sei se é o mais indicado, mas meu estilo de programação é o seguinte:

    if( cont == 10){
    x = 2;
    }
    else{
    x = 1;
    }

    Abraços

  2. setembro 19, 2008 às 12:45 pm

    Oi José.
    Neste caso específico, não está errado não. É simplesmente um exemplo. O importante é você seguir utilizando as chavez na mesma linha que as instruções.
    Abraço.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: