Início > Carreira > Profissionais de TI não conhecem a história da TI

Profissionais de TI não conhecem a história da TI

Profissionais de TI não conhecem a história da TIAlgo que a muito tempo vem me incomodando é o fato de que os profissionais de TI não conhecem a história da TI, dessa forma, não conhecem os paradigmas a serem quebrados! Quando perguntamos a um médico sobre determinada vacina, certamente ele vai saber dizer quem foi o inventor e quando. Se perguntarmos para um Dentista sobre determinada técnica de implante, ele vai saber falar onde e quem inventou.

Experimente perguntar para um profissional de TI, algo do tipo “de onde vem a linguagem C?”. Talvez o profissional saiba dizer que o primeiro computador foi o ENIAC, informação essa, muito controversa… parecido com a discussão irmão Wrigth e Santos Dumont.

Conhecer a história nos abre as portas para novos caminhos em nossas vidas. O paradigma dos macacos na jaula é uma história que mostra bem como surge um paradigma e o por que de conhecer os paradigmas pode nos fazer melhores. Para quem não conhece a história dos macacos e da jaula, ai vai:

Como surge um Paradigma: Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No centro dela puseram uma escada e, sobre esta, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de porradas. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas. Isso é um paradigma!

Enfim, incomodado com os profissinais que não conhecem a história de TI, comecei a escrever hoje, uma série de apresentações nas quais pretendo mostrar de forma clara e de fácil entendimento não só para profissionais de TI, como a história se desenrolou. Minha idéia é divulgar esse material sob licenca GPL para que professores possam mostrar em sala de aula.

Assim que a primeira parte estiver 100%, ou seja, revista por algumas pessoas, vou disponibilizar aqui. Se você se interessa pelo tema, sua ajuda será bem vinda!

Vamos divulgar a história!

  1. Fausto
    fevereiro 5, 2008 às 12:03 am

    Muito boa a iniciativa,
    a história da TI é muito importante para entender o estado atual das coisas.
    Fico esperando os posts…
    abraços

  2. Leandro Santana Nogueira
    março 10, 2008 às 7:49 pm

    Cara!!! Nunca tinha parado para pensar nisso. Lendo esse seu texto eu percebi o quão ignorante eu sou na área de TI. Parabéns pela iniciativa e se precisar de ajuda para pesquisar algum tema, coloco-me a disposição.

    Abraços

  3. Guilherme
    abril 24, 2008 às 10:01 pm

    Olá Juliano, adorei a idéia da criação dessa série, parabéns!
    Vai uma pequena contribuição. Curso Administração estou fazendo minha monografia sobre “SOFTWARE LIVRE COMO DIFERENÇA COMPETITIVA” para isso preciso de fazer o levantamento bibliográfico sobre o que é TI, o que é Software livre entre outros. Estou com um pouco de dificuldade para encontrar algumas coisas. No semestre passado tive uma matéria chamada Teoria da Decisão e discutimos um texto, (http://www.homeroreis.adm.br/artigos/Tecnologia_e_a_Vulnerabilidade_humana2.pdf) nele se fala um pouco sobre a história da Tecnologia, se te interessar! Abraço.

  4. setembro 20, 2009 às 3:12 pm

    gostaria de q vcs me enviassem o material de suas pesquisas. Desde ja agradeço pela atenção.

  5. joseliane
    fevereiro 6, 2010 às 9:23 pm

    oi meu nome é josi, adorei a sua iniciativa. Na verddade eu estava proucurando algo dessa forma é pra um trababalh da facu… e nao sabia q a falta de interesse das pessoas era tao gande assim.
    Um abraço tchau!!!!!!!!!!!!!!

  6. Rosenilde
    julho 23, 2010 às 5:42 pm

    Flar de tecnologia é fácil, mas falar da sua história não. Estou a procura e até momento nada encontrei, se ppossível poderia me enviar o endereço onde posso encontrar os textos.

  1. abril 1, 2008 às 10:26 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: