Início > Open Source e CIA > Use e divulgue o Open Document Format (ODF)

Use e divulgue o Open Document Format (ODF)

Motivado por criticas construtivas feitas por pessoas que viram meu post sobre Linux disponibilizando uma apresentação em PPT, resolvi criar este post bem básico, sobre ODF. Espero que colabore para que leigos conheçam o padrão e ajude na sua adoção. Desde já estou aberto a críticas e sugestões. Boa leitura!!!

Cada vez mais nós (governos, contribuintes, empresas, etc) estamos deixando de armazenar documentos em papel e armazenando em meio eletrônico. Isso é fato. O grande problema que surge neste contexto, é que a forma que uma pessoa armazenou o dado, pode não ser acessível para outro devido ao seu formato. Hoje estamos numa situação como ilustra a figura abaixo:

today.jpg

Documentos sendo criados pelo aplicativo X, só são lidos pelo aplicativo X, documentos criados pelo aplicativo Y, só são lidos pelo aplicativo Y. Se o governo trabalha com o aplicativo X, e você retira este documento do governo, logo tem que ter o aplicativo X para poder abrir o mesmo!

Outra situação é, se o fabricante do aplicativo X efetua uma atualização nele. Os documentos criados a partir dos aplicativos atualizados, podem não ser abertos por todos que tem a versão não atualizada do aplicativo X, sendo assim, serão forçados a gastar dinheiro e tempo com a atualização do mesmo.

Tendo em vista esta situação, por que não criarmos um padrão único que possa ser aberto e alterado por todas as aplicações do mercado? Eis que surge o ODF!

Open Document Format (ODF)

O Open Document Format, é uma especificação desenvolvida pelo comitê técnico Open Office XML da OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standars) baseada em XML, que, pode ser utilizada para criarmos o contexto ideal ilustrado pela figura abaixo:

tomorrow.jpg

Dessa forma, não dependemos mais de nenhum fabricante ou do software que alguém utiliza para podermos trabalhar com um documento. Qualquer aplicativo compatível com a especificação do ODF vai ser capaz de manipular documentos neste padrão.

Uma relação entre as extensões dos documentos salvos em aplicativos MS com os documentos salvos em ODF é:

doc odt
xls ods
ppt od

Então, uma apresentação salva num aplicativo compatível com a especificação ODF, vai ter a extensão ODP. Uma planilha salva no mesmo aplicativo, vai ter a extensão ODS, e finalmente um texto salvo, vai ter a extensão ODT. (P = Presentation, S=Spreadsheet e T= Text)

Mais detalhes sobre ODF podem ser obtidos aqui http://www.oasis-open.org/committees/tc_home.php?wg_abbrev=office#overview

A Infowester tem uma matéria bem detalhada sobre ODF aqui http://www.infowester.com/odf.php

Iniciativa para incentivar ODF

Uma ótima iniciativa no Brasil e no mundo é a Aliança ODF. Seu site em português é ODF Alliance no Brasil.

Esta Aliança “atua globalmente para educar os elaboradores de políticas, administradores de TI e o público em geral sobre os benefícios e oportunidades do OpenDocument Format, visando garantir que as informações, registros e documentos governamentais sejam completamente e nativamente accessíveis através de diversas plataforma e aplicações, mesmo quando a tecnologia muda.”

É muito legal divulgar este Link e cadastrar sua empresa na aliança, passando assim a utilizar ODF no seu dia a dia a fim de colaborar com a adoção de um formato único e não “caindo” nos problemas de incompatibilidade de documentação citadas no começo do post ou ainda ficando nas mãos de uma fornecedora.

Algo bem importante a ser citado é que empresas grandes incentivam ODF, dentre elas IBM, RedHat, Google, Sun, Novell, Oracle, etc.

Softwares para trabalhar com ODF

Como esperado, o Microsoft Office não salva documentos utilizando este padrão, portanto eu sugiro abaixo dois aplicativos, GRÁTIS, que trabalham com ODF e são ótimos!

O primeiro é o IBM Lotus Symphony, que agora em sua versão 3 está em português, seu site é http://symphony.lotus.com, tem um manual de instalação bem detalhado, eu utilizo ele.

O segundo é o Open Office, mais amplamente utilizado. Pode ser baixado de http://www.openoffice.org/.

O Open Office tem uma “localização” brasileira, é o BR-Office. Pode ser obtida aqui http://www.broffice.org/.

Mais…

Existe um outro formato, o OpenXML, que é uma proposta da ECMA(http://www.ecma-international.org/) e Microsoft, que “disputa” com o ODF para ser o padrão de mercado. Podemos encontrar facilmente em inúmeras páginas, pessoas fazendo uma guerra entre OpenXML e ODF e transformando isso em um IBM X Microsoft, algo que é totalmente errado. Meu escopo aqui não é falar sobre essa “batalha” e bem entrar em algo mais técnico, meu foco é simplesmente apresentar o padrão para leigos. Talvez futuramente eu escreva algo mais técnico com algum comparativo.

Uma ótima leitura, é um post do grande mestre Cézar Taurion em http://www.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion?entry=odf_em_2008, ele fala sobre ODF e as perspectivas para 2008.

Outra pessoa que falou algo interessante sobre ODF é Avi Alkalay, seu blog: http://avi.alkalay.net/2007/12/odf-ooxml-liberdade-de-escolha.html

Então é isso! Espero ter esclarecido um pouco e dado alguns pontos de referência.

Agora, use e divulgue o ODF!🙂

  1. José Filipe Lopes Santos
    dezembro 19, 2007 às 7:41 am

    Oi !!

    Os tipos da Microsoft são uns idiotas de primeira: querem criar um standart aberto, o OOXML, quando o próprio Ms Office é fechado e cada vez menos compatível com documentos ??
    Na minha opinião, eles sentem o Linux a tirar-lhes o tapete e concorrência, e têm estes ataques de FUD e tentam competir, desta vez com o OOXML !!!

    Cada vez gosto menos da M$ … !!
    E cada vez gosto mais do Linux e Software Livre !!
    Aqui no trabalho, eu uso o Fedora 7, OpenOffice 2.3 … e estou muito satisfeito !!
    É sempre a abrir … !! lol

    Eu acho que o ODF deveria ser cada vez mais um standart !!
    Passar por exemplo de odt para doc dá cá uma trabalheira, pq tenho q enviar alguns documentos em .doc para usuários do Ms Office, enquanto se fosse tudo em odf, as coisas simplificariam imenso !! looool

    Mas vamos aguardar e ver o desenvolvimento das coisas … e quem sabe um dia o ODF seja suportados por todos os offices (ms, openoffice, symphony,…) !! lool

  2. Julio Pereira
    dezembro 19, 2007 às 9:36 am

    Fiquei muito feliz quando o ooxml não passou na iso! Já temos o ODF como padrão!! E depois o ODF é completamente aberto! Ano que vem a Microsoft tenta de novo! E pelo que sei o ooxml não é completamente aberto… Eu sempre incentivo o uso do ODF! Gosto de software livre, acho que é uma opção inteligente! Aqui no serviço algumas máquinas são windows, mas isso não impede de instalarmos software livres sobre esse SO proprietário…
    O Open Office está muito bom em suas últimas versões! Tem evoluído muito! Não adianta ficar reclamando que ainda faltam muitos recursos… Temos que ver os seus progressos! Vida longa ao ODF!!

  3. Anderson Castro
    dezembro 19, 2007 às 4:51 pm

    O que o José Filipe comentou é bem verdade. Não há como o ooxml ser aprovado como um padrão, se não há compatibilidade entre os próprios softwares da microsot. Na implementação desse novo formato, eles simplesmente mataram as versões antigas. Há retrocompatibilidade, mas o contrário é inviável. E isso dá margem a pirataria, para os que só conhecem o Office como ferramenta de escritório.

    O brasileiro não tem condições de pagar o preço da Microsoft pra ter como acessar seus documentos. Imagina ter que fazer isso a cada ano. Uma pessoa que comprou uma licença de uso de um determinado software, deveria ser assistida pela empresa que vendeu a ela sua solução, de modo que garantisse o direito que ela tem de usá-lo. Simples. Isso é abuso de poder.

  4. Cida Pinheiro
    junho 28, 2010 às 9:13 pm

    Não tenho nenhum comentário

  1. janeiro 4, 2008 às 9:53 am
  2. março 12, 2008 às 3:41 pm
  3. fevereiro 24, 2009 às 6:43 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: