Início > Carreira > A importância de um BLOG para um profissional

A importância de um BLOG para um profissional

blog.jpg
Certa vez, ministrando uma palestra na FATEC de Ourinhos, fui questionado sobre os motivos pelos quais eu falo que é importante que as pessoas tenham um BLOG. Como eu tinha pouco tempo, eu dei uma resposta bem curta: “Um blog funciona como um comercial, você exibe um produto para vender. No caso, você está se mostrando, e acredite, as empresas/pessoas, estão olhando.”

Vou citar um exemplo. Quando eu digito “db2 purexml” no Google, adivinhem o resultado que ele me traz? O primeiro e o segundo link levam para a página do produto na IBM, e o terceiro, leva para meu blog! Vamos supor que um DBA estava procurando conteúdo sobre isso e achou no meu blog, conteúdo que eu criei, então, ele vai ficar me conhecendo. Algum belo dia, a IBM me manda embora… Ai claro, vou procurar emprego, e em uma feliz coincidência, que nem chega a ser tão coincidência assim, o mesmo DBA que leu meu artigo sobre pureXML, pega meu currículo e lembra de mim! Ganhei o emprego!

Enfim, é essa a finalidade principal de um BLOG profissional, se mostrar para as empresas e para a comunidade, tornando-se uma pessoa conhecida. Ainda mais falando-se em padrões abertos, open source, Linux, e cia… As pessoas que geram documentação, são muito conhecidas, um exemplo é o Piter Punk, que empresa que trabalha com Linux que não gostaria de ter ele no seu time?

Crie conteúdo sempre

Hoje em dia é importantíssimo criar conteúdo. As pessoas estão interessadas em sua opinião sim e precisam de sua contribuição. Ainda que as pessoas não comentem num Blog, você consegue ver o número de visitas ao mesmo e perceber que as pessoas vem de diferentes lugares atravéz de mecanismos de busca, portanto, é interessante sempre criar conteúdo e tentar postar sobre diferentes áreas para angariar visitas.

Algo muito interessante, que eu mesmo ainda não fiz, é quando criar algum documento, anexar ao mesmo copia da licença que você optar, GPL por exemplo, liberando o mesmo para divulgação.

Outro ponto que eu tambem não faço por falta de tempo, é postar em Inglês! Principalmente em nossa área, na qual, o profissional DEVE ao menos ter capacidade de leitura em Inglês.

Para recém formados ou em formação

Normalmente os estudantes são obrigados a gerar muita documentação, seja escrita, seja código fonte, etc. Então, uma belíssima idéia, é não deixar esse material gerado morrer na faculdade! Crie um blog e publique! É importante citar dois pontos importantes para estas pessoas: 1º- é importante ser profissional num blog. É obvio que você tem espaço para falar de jogo, futebol, etc… afinal, o blog é seu, mas tenha muito cuidado com a forma como você fala. Não vai adiantar nada escrever um artigo super interessante sobre computação quantica e publicar o mesmo assim: “@rtigo q escrivi sobre komputacaum cuantica”. O 2º ponto é – É importante se identificar. Não crie o “Blog do BOB” e se identifique como BOB no mesmo. Não vai dar certo. As pessoas precisam saber quem você é! Crie um sobre falando quem você é, seja claro, deixe seu e-mail.

Para o profissional de TI

Para o profissional, além de tudo que disse acima, é importante dizer que um BLOG não é algo infantil ou significa que você perde tempo “blogando”. Muitos presidentes de empresas, gerentes, altos executivos, tem seu próprio blog. Faz parte da cultura atual, e quem não tem, é que está ficando para tráz. Nunca é tarde para começar a blogar e criar e compartilhar conteúdo!

Ainda dentro de uma empresa, faz-se mais importante ainda demonstrar suas capacidades de gerar documentação, agregando pessoas e mostrando opiniões em seu BLOG. Tenha certeza que seus gerentes vão tomar conhecimento de seus post e vão estar atentos a suas opiniões/artigos/etc, e isso, com certeza é um diferencial que vai ajudar o profissional a crescer na empresa.

Várias empresas, tais como IBM, incentivam que seus funcionários mantenham blogs, pois os mesmos, tornan-se um canal de comunicação com os clientes, canal este que utiliza uma linguagem informal e faz com que a empresa se aproxime ainda mais dos clientes, tendo assim um grande diferencial.

Então é isso, mãos na massa! Bloguem!😉

Categorias:Carreira Tags:,
  1. dezembro 14, 2007 às 1:08 am

    Também concordo contigo, Juliano. Atualmente, uso meu blog apenas para porcarias, mas realmente precisa tomar cuidado com o que escreve, já tive problemas com isso. Tornar-se conhecido é uma boa maneira de arrumar emprego… Não dizia uma pesquisa que 90% dos bons empregos são indicacoes? Acho que li isso em um blog…

  2. dezembro 17, 2007 às 6:34 pm

    Juliano, também acho importante profissionais conscientes terem blogs. Digo conscientes porque isso também pode representar algum risco para a empresa. E infelizmente isso afasta essa idéia da cabeça de dirigentes de empresas, deixando de incentivar esta prática.

    Na IBM por exemplo, estamos tentando fazer isso ser oficial.

  3. julho 11, 2010 às 10:19 am

    sites:magoexodia.blogspot.com

    Meus caro interessados em profissionalismo, quanto ao conteúdo do blog vários sites sobre o assunto dizem o oposto. Dão dicas para fazer postagens relacionadas sempre ao mesmo assunto e manter a direção.

    nos outros, sigo suas orientações.
    Encontrei este blog procurando “empregos para quem não tem experiência”.

    • JANE
      abril 26, 2012 às 10:35 am

      ADOREI MARINALDO VC È OTIMO NISSO EM

  1. novembro 16, 2008 às 1:28 pm
  2. fevereiro 26, 2009 às 7:24 am
  3. maio 26, 2010 às 5:21 pm
  4. fevereiro 11, 2011 às 3:49 pm
  5. agosto 14, 2011 às 5:11 pm
  6. setembro 4, 2014 às 10:22 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: