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Pequenas dicas sobre Comportamento profissional

Pessoal, com base em experiências minhas e de amigos, resolvi compilar algumas dicas sobre comportamento profissional. Pode ser útil para alguem! Sei que somos humanos, erramos, rimos, etc. As dicas a seguir vão ajudar a maximizar o tempo no trabalho!

  1. Não faça somente o que é esperado que você deva fazer, isso é simplesmente sua obrigação, vá além, traga algo novo para seu trabalho, inove!
  2. Se você é do tipo “sentimental” e fica magoado pelo não reconhecimento de seu trabalho, veja se você está realmente fazendo um trabalho que deva ser reconhecido, algo novo, que inove, pois para fazer seu trabalho você é pago e não elogiado, é simplesmente sua obrigação!
  3. Seja específico, as pessoas fazem N coisas ao mesmo tempo, então ao perguntar algo, seja claro sobre o que está falando.
  4. Envie e-mails somente se necessário, não lote a caixa postal de ninguém com algo desnecessário, ou seja, aquela piada legal, aquele tutorial que ninguém pediu, etc.
  5. Não copie todo mundo em seus e-mail, envie somente para quem deve receber o e-mail.
  6. Ao responder um e-mail, preste atenção se é necessário responder somente ao remetente ou copiar todos.
  7. Seja objetivo. Frases curtas e concisas auxiliam muito e fazem com que as pessoas leiam o que você quer que elas leiam. Se o assunto for muito complexo, comece com um pequeno resumo do tipo “este e-mail é para tratar dos problemas que os e-mails gigantescos do Fulano me causam”.
  8. Antes de perguntar, tente se responder. Para quase tudo existe um help ou o google. Não amole os outros com perguntas bobas…
  9. … mas se não sabe e não achou a resposta, não tente. Pergunte antes de fazer.
  10. Se não entendeu uma tarefa, peça que repitam. É melhor perguntar novamente do que fazer errado, porém, leia muito bem as instruções que lhe foram enviadas, é surpreendente o número de pessoas que perguntas coisas que estavam especificadas no corpo do e-mail.
  11. Evite a “rádio peão”. Ela não agrega nada, muito menos criticar um colega de trabalho, se tem um problema com alguém, fale diretamente com ele.
  12. Se existe algum problema ou alguma coisa que PODE dar errado, fale antes! É melhor dizer que o gato subiu em cima da casa do que esperar ele cair para chorar!
  13. Existem pessoas que precisam de mais ajuda para aprender um trabalho do que outras, tenha paciência, humanos não são robos, mas se o cara é ruim mesmo, e não adiantou ajudar ele, não deixe isso afetar seu trabalho, faça que o responsável tome as devidas providências (RH, demissão, etc).
  14. Cuidado ao “indicar” pessoas para alguma posição em sua empresa. Muitas vezes fazendo isso, nos responsabilizamos pela pessoa, e a mesma pode nos decepcionar e nos queimar. Deixe claro que você indica mas não tem responsabilidade alguma sobre o trabalho da mesma.

Enjoy!

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  1. Rafael
    fevereiro 24, 2009 às 12:42 pm

    Boas dicas. A dica 10 deveria ser mais seguida. Também já percebi o quanto é difícil que as pessoas leiam qualquer instrução escrita.

  2. Carla
    dezembro 27, 2009 às 11:07 pm

    Como devo proceder ao perceber que dentro do ambiente de trabalho existe uma pessoa que esta tentando derrubar uma liderança e seus ajudadores. De maneira hipocrita?

    • janeiro 4, 2010 às 3:06 pm

      Eu tentaria “ganhar” o sujeito, mostrando de maneira leal que a atitude dele não é legal. Se não resolver, conversaria com ele mais duramente, não resolvendo, reportaria a gerencia. :-)

  3. kamila fabri
    fevereiro 19, 2010 às 7:38 pm

    como devo me portar como profissional dentro de da minha clinica de estetica…direcionando ao cliente??

  4. kamila fabri
    fevereiro 19, 2010 às 7:41 pm

    estou fazendo um trabalho para um curso profissionalizante na qual participo…preciso muito de sua resposta rapidisamente…por favor me ajude!!!

  5. Felipe
    abril 22, 2010 às 9:54 am

    Gostaria de ver um tópico quanto a atitudes comportamentais necessárias a um profissional de TI. Exemplo: Atenção (Lidamos com informação, maior ativo de qualquer empresa); Boa Comunicação (entender reais necessidades quanto a um projeto/Chamado/Problema); Administração de tempo,…. Gostaria do seu parecer quanto a este assunto! GRato

  6. mm
    janeiro 28, 2011 às 6:24 pm

    parabéns juliano, essas dicas valem ouro! É verdade que algumas vezes podemos nos esquecer de uma ou outra regra de conduta, mas o que sempre trago comigo é a capacidade da empatia, com ela sempre conseguiremos tem uma boa convivencia dentro de qlquer empresa. parabéns pelo blog!

  7. Ray
    abril 30, 2012 às 1:05 pm

    Boooa’ será bem vinda no meu trabalho (;

  1. fevereiro 26, 2009 às 7:24 am
  2. fevereiro 11, 2011 às 3:49 pm

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