Início > Academic Initiative, Carreira > Como organizar uma palestra decente

Como organizar uma palestra decente

Oi pessoal.

Cansado de ver eventos acadêmicos, que podem no mínimo ser chamados de mal organizados, decidi compilar brevemente algumas dicas para quem vai organizar um evento.
Algumas delas podem parecer obvias demais, mas acreditem… Acontecem!

Vamos lá:

  • Passe para o palestrante as informações sobre a localização do evento. Envie um mapa por e-mail.
  • Anote o celular do palestrante para qualquer imprevisto e envie o seu tambem, se possível, envie o celular de um “backup”. Seguro morreu de velho! Não esqueça de deixar o celular ligado. (Já me perdi uma vez indo para uma palestra e o celular do meu contato estava desligado)
  • Pergunte para o palestrante o que ele vai precisar para a palestra: projetor, som, etc. E deixe os equipamentos devidamente preparados para o evento, teste antes!
  • Negociar o tema é importante. Evite temas que não tem relevancia para o evente.
  • Tenha um pessoal devidamente identificado (crachá, camiseta, etc) para receber o palestrante.
  • Não deixe o palestrante abandonado, mantenha uma pessoa para ser sua acompanhante, apresentar a instituição, os professores, etc. Eu mesmo já fui dar algumas palestras, nas quais fiquei tão perdido, que deu vontade de ir embora.
  • Apresente o palestrante. Antes da palestra, pegue o microfone e no mínimo diga que o Senhor X, que veio da empresa Y, vai falar sobre K. Deixar o palestrante abrir um evento, é um constrangedor. O coordenador do evento o deve fazer.
  • Seja pontual, é claro que não se espera pontualidade britânica, pois estamos no Brasil, e (infelizmente) a tolerância faz parte de nossa cultura. Então, procure tolerar por no máximo 10 minutos. Eu particularmente gosto de começar eventos pontualmente, mas nem todo mundo pensa assim.
  • Se são os alunos que vão organizar um evento, Senhor Coordenador, por favor, apoie os mesmos. Em geral eles não sabem e não são obrigados a saber fazer tudo certinho.
  • Deixe um copo de água para o palestrante em um local que ele consiga ver o mesmo. Já vi casos onde não tinha água, ou quando tinha, a mesma estava tão escondida que era melhor não ter. Se a água estiver em um recipiente fechado, abra-o. Facilite a vida do palestrante.
  • Ao final da palestra, quando começarem as perguntas, saiba interromper os alunos se eles começarem a perguntar demais. É ótimo compartilhar informações, mas talvez o palestrante precisa pegar um ônibus, etc.
  • Emitir um certificado de participação pega muito bem.
  • Agradeça! Parece obvio, mas ja passei por um caso em uma faculdade muito bem conceituada, na qual não tiveram o cuidado de agradecer a palestra ao fim da mesma. (Será que foi tão ruim assim?)
  • Motive os seus alunos para participarem do evento, mas dê o exemplo. É comum ver eventos no qual 1 professor está presente. Como os professores esperam participação dos alunos se eles mesmos não participam? Dê o exemplo.

É isso, se pensarem em mais coisas, postem aqui por favor!

Abraços.

About these ads
  1. marcos antonio lopes
    janeiro 8, 2009 às 6:58 pm

    OTIMO, MUITO BOAS DICAS

  2. danielly maria
    janeiro 21, 2009 às 11:01 am

    Dicas muito boas e importantes. Pequenos detalhes como “agradecer ao final da palestra” são preciosas para manter uma boa relação com o palestrante.

  3. Kelly
    abril 19, 2009 às 6:23 pm

    Vou fazer um evento, mas como será meu primeiro não sei como me basear, pois o evento terá palestra e exposição de empreendedores que farão um network, será numa faculdade e tudo dentro do mesmo auditório, palestra antes e em seguida o network, pois como são universitáios isso os ajudará a encontrar possíveis negócios, fornecedores e clientes. Não sei que material posso entregar a eles de apoio, como revistas, folders e onde encontrar. O problema é que não sei que tipo de comida e qual melhor momento para servir, e como cnduzir o network após a palestra. Por favor me ajuda?????

  4. Kelly
    abril 19, 2009 às 6:24 pm

    Vou fazer um evento, mas como será meu primeiro não sei como me basear, pois o evento terá palestra e exposição de empreendedores que farão um network, será numa faculdade e tudo dentro do mesmo auditório, palestra antes e em seguida o network, pois como são universitáios isso os ajudará a encontrar possíveis negócios, fornecedores e clientes. Não sei que material posso entregar a eles de apoio, como revistas, folders e onde encontrar. O problema é que não sei que tipo de comida e qual melhor momento para servir, e como conduzir o network após a palestra. Por favor me ajuda?????

  5. abril 22, 2009 às 5:26 pm

    Kelly, normalmente quem vai fazer o network que deve levar seus cartões e material de divulgação, sua proposta então é somente abrir o espaço para que isso ocorra.
    Sobre comida, vejo que após a palestra, seja uma hora legal, pois você pode servir salgadinhos, assim as pessoas comem enquanto fazer o network.

  6. Rubia Gomes da Silva
    maio 29, 2009 às 12:17 am

    Bom dia. Muito boa as dicas.
    Estamos organizando uma Mostra de Profissões e estamos perdidos com um cartão de agradecimento para os palestrantes. Poderia nos ajudar?
    Desde já agradecemos.
    Obrigada.
    Rubia

  7. maio 29, 2009 às 4:17 pm

    Oi Rubia.
    Você quer dizer o certificado de participação? Se for, é algo do tipo: atestamos que o fulano participou do evento X nas datas Y ministrando a palestra……. E as devidas assinaturas.

    Agora se a idéia é colocar um cartãozinho de agradecimento, sem segredo, basta escrever uma mensagem de agradecimento e nada mais, vei ser muito bem visto pelo palestrante.

    []s

  8. Pamela Lopes
    março 31, 2010 às 11:44 am

    Por favor me ajude vou organizar uma palestra,para empresários do ramo de materiais de construção só que estou meio perdida de como fazer isso se poder me ajudar desde já fico grata pela compreeção.

  9. Jéssica Nunes
    maio 23, 2010 às 4:26 pm

    Por favor, estou realizando meu TCC de fim de ano e vou fazer uma simulação de uma empresa organizadora de ventos empresariais, incluindo palestras. Gostaria de saber os funcionários necessários para minha empresa poder organizar as palestras. Desde já agredeço e espero sua resposta.

  10. agosto 31, 2010 às 10:40 pm

    Muito legal suas dicas de evento, já participei da organização de uns eventos em minha facul, e creio que se eu tivesse visto esta lista antes, teria queimado menos minha cabeça, rs…mas acho que deve ser bem legal, para quem não tem idéia de por onde começar.

  11. Edvaldo Gonçalves do Nascimento
    setembro 3, 2010 às 9:20 am

    Prezados Senhores,

    Gostaria de enviar um e-mail aos participantes da palestra. Peço a gentileza, caso tenha um modelo de carta de agradecimentos de participação, por favor poderia me enviar.

    Grato.

  12. Emerson
    novembro 8, 2010 às 12:46 pm

    As dicas são muito boas, gostei muito!!!

    Grato.

  13. Romário Henrique Da Cruz Santos
    março 17, 2011 às 1:16 pm

    eu gostei muito das dicas e se tiver algum paletatratique se entereça da uma palestra para mais o menos 2500 jovens entre em contato como mingo Romário Santos

  14. abril 7, 2011 às 1:56 pm

    Adorei esses toques mais faltou uma coisa
    O avizo,e é sempre bom fazer um lanche com a turma!

    • teste
      dezembro 27, 2011 às 9:09 pm

      legal Rafael, só não esqueça que aviso se escreve com “S” e não com “Z”

  15. Manoel Leal
    janeiro 19, 2012 às 4:19 pm

    Gostaria de Empreender na carreira de Palestrante, sou acostumado com palestra mas em outro seguimento, estou desnorteado, mas quero dar a cara pra bater, quero dar meu primeiro passo, ajude-me. Tenho dois seguimentos a dar meu primeiro passo: Cosmetécos e seguimento Água, purificação. Obrigado Manoel Leal

  16. Manoel Leal
    janeiro 19, 2012 às 4:22 pm

    Manoel Leal :
    Gostaria de Empreender na carreira de Palestrante, sou acostumado com palestra mas em outro seguimento, estou desnorteado, mas quero dar a cara pra bater, quero dar meu primeiro passo, ajude-me. Tenho dois seguimentos a dar meu primeiro passo: Cosmetécos e seguimento Água, purificação. Obrigado Manoel Leal

    Obrigdo aguardo meios de Engreçar nessa nova empreitada. Sou Positivo.

  17. wesley santos
    agosto 16, 2012 às 3:20 pm

    ja organizo eventos a dois anos mas com apoio de uma organização educacional e agora n tenho mais esse apoio como faco para emitir um certificado de participação que tenha validade em instituições de ensino. wesley santos – sergipe

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 149 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: