Página Inicial > Carreira > A escolha de um tema para o TCC

A escolha de um tema para o TCC

Vários estudantes nos perguntam (para profisionais que conheço aqui na IBM e de outras empresas) sobre temas para TCC, ou seja, para seus trabalhos de conclusão de curso. Não podemos responder simplesmente falando: Utilize o tema X. Essa resposta é bem pessoal e deve haver uma reflexão sobre algumas perguntas antes da decisão.

Normalmente, cursos de TI exigem que o aluno escreva uma monografia para concluir seu curso. Alguns também exigem que o aluno implemente algum software.

É uma ótima oportunidade então para que o aluno faça alguma coisa produtiva, que agregue ao seu currículo. Porém, vemos muitos alunos fazendo coisas que não tem o mínimo sentido.

É claro que vários alunos fazem o TCC somente “para passar”, pois estão interessados no diploma. Mas esses serão filtrados no mercado de trabalho. A questão aqui é para quem quer realmente fazer algo legal.

Muitos alunos são mal influenciados por professores a criarem material sobre temas que praticamente não vão agregar nada para o mesmo, mas que vão agregar para o professor em seu doutorado, mestrado, etc. Eu e meus colegas já vimos muito professor “usando” alunos bons para fazer pesquisas para eles. Isso pode gerar alguma polêmica, mas é fato. Então, aluno, cuidado com seus professores, não deixem que eles, nem ninguem, decida qual vai ser o tema de seu TCC.

Para escolher o tema você deve fazer uma lição de futurologia. Deve pensar: “O que vou fazer quando terminar meu curso?”

Se a resposta for “quero seguir carreira científica”, então passe longe de temas convencionais tais como desenvolvimento de softwares de controle de estoque. Vá pesquisar e implementar algo que tenha relação com as linhas de pesquisa dos locais nos quais você quer tentar um mestrado, pós, etc. Não inicie uma pesquisa qualquer. Veja as opções de carreira científica que você se interessa, e se aprofunde nela. Na análise de seu currículo para um mestrado, isso vai contar muito.

Se a resposta for “quero ser alocado no mercado de trabalho”, então, pense na próxima pergunta: “Com que tecnologia quero trabalhar?”. Com a resposta em mãos, desenvolva algo que utilize essa tecnologia. Porém, esteja atento, paixão não paga as contas. Mesmo que seja apaixonado por um tema, verifique se existem vagas no mercado de trabalho nesse tema, se não existir, quem sabe é o caso e procurar outro tema?

Enfim, a moral da história é que a escolha de um tema para seu TCC deriva totalmente da resposta à pergunta: “Qual tema vai me permitir capitalizar mais?”

Não perca seu tempo com um tema que não vai permitir você capitalizar, ou seja, ganhar dinheiro!

Mais sobre TCC aqui.

About these ads
CategoriasCarreira Tags:,
  1. dezembro 19, 2008 às 4:13 pm

    Olá Juliano,

    adorei o texto sobre TCC, pois estou com a terrível dúvida sobre o escolha do tema. Já escolhi e (des)escolhi umas três vezes.

    Seu texto reforçou o meu último pensando… “fazer algo útil, que gere resultado concreto”.

    Com base nisso, estou pensando em desenvolver um sistema em Java sobre controle de estoque. Não é nada extraordinário, mas depois de formado eu poderei afirmar com todas as letras que desenvolvi esse tipo de sistema.

    Abraços
    José JUNIOR

  2. Guilherme
    dezembro 20, 2008 às 12:35 pm

    Olá Juliano, tudo certo ?
    Parabéns pelo texto.
    Essa dúvida quanto ao tema de trabalho não fica tão restrita ao de conclusão de curso. Mesmo em artigos, papers ou trabalhos de iniciação científica, muitas dúvidas são geradas em relação ao assunto. Cabe ao aluno, juntamente com o professor, definir uma área de interesse para atuar, assim o desenvolvimento do trabalho se dará naturalmente e com maior vontade de aprendizado.

    Até mais.
    Guilherme

  3. janeiro 7, 2009 às 3:33 pm

    opa! Juliano,

    Parabens! Pelo post hehhe! uns meses atras, tb abrir um post sobre o assunto, ja que é preocupante o nro de alunos que chegam ao setimo semestre e nao tem ideia do tema para o TCC e outros estao naquela de qualquer coisa está bom, ou seja, so quero o canudo. o post pode ser visto no link a seguir

    http://camilolopes.wordpress.com/2008/11/26/a-escolha-do-tema-para-tcc/

    flw! abraco :)

  4. Leandro Pavoni
    março 22, 2009 às 7:56 pm

    Olá Juliano

    Boa noite, parabéns pelo texto, sou estudante de tecnologia em Desenvolvimento para web, em Lins e assisti a uma palestra sua no final do ano passado, aqui na cidade mesmo e gostei muito. Gostaria, que me passasse mais um pouco do que é tendência no mercado, que tipo de software está em alta no mercado, para me auxiliar na escolha do tema do meu TCC.

    Sem mais
    Muito Obrigado!

  5. Alex Teixeira
    julho 22, 2010 às 11:38 am

    Ola Juliano obrigado pelo post realmente é muito complicado esse negócio de TCC, mas lendo o seu post vi que realmente o que quero fazer é um software mesmo, e gostaria de saber sua opnião se puder é claro. Estou pensando em fazer um software de controle de Estoque para Auto Peças em geral e a tecnologia que quero usar é Java, você pode me dar algum toque sobre o que utilizar, estava pensando em Swing. Por Favor me ajude se puder. Grato!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 153 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: