Início > Carreira > Fazer um curso Técnico ou um Bacharelado?

Fazer um curso Técnico ou um Bacharelado?

Uma pergunta comum que fazem para mim e para amigos meus, é a pergunta que dá título a este Post: “Que curso devo fazer, algo técnico ou um bacharelado?”.

Para responder a esta pergunta, primeiro precisamos definir os dois tipos de curso.

Um curso técnico geralmente é um curso de menor duração, em alguns casos mais focado em um tema, por exemplo, redes, desenvolvimento em Java, etc.  Além dos cursos técnicos, que não tem reconhecimento como uma formação de nível superior, existem também os cursos superiores de graduação em tecnologia, que em relação aos bacharelados, são normalmente mais rápidos e mais focados. A definição do MEC para um curso desse tipo é:

É um curso de graduação, que abrange métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços.

Desenvolve competências profissionais, fundamentadas na ciência, na tecnologia, na cultura e na ética,com vistas ao desempenho profissional responsável, consciente, criativo e crítico.

Como todo curso de nível superior, o curso dessa natureza é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio, ou equivalente, e que tenham sido classificados em processo seletivo.

Os graduados nos CST (Curso Superior em Tecnologia) denominam-se Tecnólogos e são profissionais de nível superior com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.em ( http://www.mec.gov.br) outubro de 2006″

Já um curso de bacharelado, normalmente da menos enfase a prática e se prende a teoria, explorando conceitos e tecnologias com um “olhar mais científico”. Normalmente tais cursos tem maior duração e tem conteúdo mais abrangente, pois a idéia dos mesmos é formar alunos com uma ótima base científica para que estes possam partir para um mestrado, doutorado, etc.

Fazendo essas definições, facilmente notamos que um profissional que busca alocação no mercado, se dará melhor fazendo um curso técnico ou de tecnologia, enquanto um profissional que pretende seguir o “meio acadêmico”, partindo para um mestrado por exemplo, se dará melhor fazendo um curso de bacharelado.

É importantíssimo lembrar que se uma pessoa faz algo técnico, não quer dizer que ela não possa seguir carreira científica, muito menos dizer que uma pessoa que faz algo mais “científico”, não possa trabalhar no mercado corporativo!

Não podemos e não devemos falar jamais que uma pessoa que fez um curso técnico está melhor preparadoa para o mercado, ou ainda que se uma pessoa que fez um bacharelado terá uma melhor base teórica que alguem que fez um curso e tecnologia. Cada pessoa constrói sua própria bagagem na faculdade!

Agora, para tomar sua decisão, basta responder a duas perguntas:

1- Eu quero partir para o mercado de trabalho ou para um mestrado?

2- Tenho pressa para me formar ou tenho tempo para investir em uma base conceitual melhor?

Respondendo a estas perguntas, acredito eu que você saberá qual caminho seguir, então, faça sua decisão, mas saiba: nunca é tarde para mudar!

About these ads
CategoriasCarreira Tags:,
  1. agosto 12, 2008 às 12:27 pm | #1

    Bom post!juliano! Parabens!! Realmente sao dois mundos completamente diferentes: tecnico e um bacharel. Porem ainda há pessoas que nao entendem na essencia qual a ideia de um curso de bacharel e vai para o curso de CC, SI querendo aprender a instalar linux, montar rede etc.. sendo que o objetivo nao eh esse! Se vc quer aprender isso faça um curso tecnico que é mais rapido e eficiente. Um curso de bacharel que a media ai é 4 anos, vc desenvolve varias capacidades alem da area que do curso escolhido.. hehe!
    Mais o essencial faça o que gosta, que dar prazer! Isso é chave para o sucesso!

  2. Felipe
    agosto 12, 2008 às 6:29 pm | #2

    Exato.. eu por exemplo fiz Técnico(nível médio) e estou cursando Bacharel. Eu poderia ter escolhido fazer uma graduação Tecnologica(Tecnólogo), mas preferi Bacharel por ainda estar novo!
    =D

  3. agosto 19, 2008 às 5:23 pm | #3

    Optei por fazer bacharelado em Ciência da Computação sem ter certeza sobre como seria o curso, quando iniciei descobri que tinha muitas idéias sobre o curso que não refletiam nem de longe a realidade.

    É claro que cursos técnicos podem te dar uma formação para o mercado de trabalho muito mais focado no perfil profissional que as empresas buscam. É possível aprender Delphi por exemplo, em um curso técnico, mas é bem pouco provável que se aprenda tal na faculdade. Não quero desmerecer os cursos técnicos, até porque não cheguei a fazer um, mas quando terminei o ensino médio, optei por bacharelado e acredito que fui feliz na minha escolha em virtude da formação humana que uma faculdade te oferece.

    Acredito que a faculdade não te encaminha á nada como acontece nos cursos técnicos, mas na faculdade se percebe vários caminhos que se podem seguir.

  4. francine
    agosto 22, 2008 às 1:16 pm | #4

    Nossa! Caiu como uma luva…
    Estou cursando téc. em segurança do trabalho (gratuito, em uma ETEC). Escolhi esse pq. já tinha cursando 1 semestre antes, numa escola paga. Infelizmente, nem de longe se compara (sabe como é ensino público). Mesmo assim, prestarei o vestibular para a Fatec – tecnologia em projetos e manutenção de equip. hospitalares. De verdade, ainda estou perdida! Se passar, ou páro de trabalhar, ou de fazer o técnico. Sei que técnico de segurança do trabalho tem boa colocação, mas ainda acho que um tecnólogo, sendo superior, me dará mais chances (e permite especializações, pós). Desisti dos bacharelados pois na verdade já tentei alguns. Não eram o que eu queria, e agora estou com 30, então acho que já passei do tempo! Abraços!

  5. Natália
    setembro 13, 2008 às 8:55 am | #5

    Estou terminando o terceiro ano acadêmico e como trabalho na área de Logística de uma empresa, desejo seguir este ramo. O problema é que não sei oque é melhor: Fazer um curso tecnólogo de Logística (o faria na faculdade Metodista) ou uma faculdade de Adm. com ênfase em Logística (Fatec – SP).

    Estou sempre participando de plantões de orientação sobre vestibulares na escola e conversando com os professores; alguns dizem que fazendo o tecnólogo eu me darei melhor pois já trabalho na área, já outros dizem que na visão do mercado de trabalho sempre é melhor você obter uma faculdade, um bacharelado. Então, gostaria de saber sua opinião quanto a isto pois sei que Logística é uma área que está crescendo muito e gosto muito do ramo.

    Obrigada.

  6. setembro 13, 2008 às 12:06 pm | #6

    Oi Natália.
    O mercado aponta que você vai ser alocada mais rapidamente se optar por um curso técnico, que é mais rápido, porém entre Tecnólogo ou bacharelado, você tem que avaliar muito bem a duração dos dois. Talvez o mercado valorize mais o bacharelado, mas, e se você fizer o tecnólogo e assim que terminar o mesmo, partir para uma pós, mba, etc??? Então, no mesmo tempo que fizer o tecnologo + pos/mba , você estaria fazendo o bacharelado. Qual tem mais valor?
    Lembrando que o “valor”, é muito subjetivo, nem sempre o que é bom para uma empresa é bom para outras, estude a empresa na qual você pretende trabalhar se for possivel.
    Abraços.

  7. Juliana
    setembro 16, 2008 às 1:41 pm | #7

    Terminei o curso técnico em contabilidade agora no meio do ano, só que vou começar faculdade no começo do ano, só não sei se devo fazer Tecnologo ou Barachelado, eu li todas as perguntas feitas e todas as respostas, só que no meu caso eu já fiz curso técnico, será que não seria ruim eu fazer Tecnologo?
    Muito obrigada.

  8. setembro 17, 2008 às 11:43 am | #8

    Oi Juliana. Se você já tem um técnico e já esta alocada no mercado de trabalho, então, se fosse eu, partiria para um bacharelado. Agora, se não estivesse alocado, pensaria em partir para um tecnólogo.
    Vale a pena colocarna balança a questão do tempo de tecnólogo versus tempo para bacharelado, talvez com um tempo extra você consiga fazer um MBA ou algo assim.

  9. Fátima Santos
    outubro 1, 2008 às 3:15 pm | #9

    Juliano Martins, meu comentário/pergunta é pra vc já que percebi que vc é um ótimo conselheiro!!!!

    Gostaria de saber primeiramente qual é a sua especialização…depois eu gostaria de saber se tem algum conhecimento sobre Gestão Portuária! Eu participei mes passando de palestras sobre o curso, e me envolvi num dilema. Na primeira Universidade que visitei o professor abrangeu um grande leque a respeito da profissão…já na segunda…o profissional disse que não era uma boa pedida! Eu sou secretaria de um escritorio de advocacia, e não escondo a vontade de me formar em Direito, porém preciso dar um passo para sair de onde estou, não quero permanecer secretaria por muito tempo e vi no curso tecnologico uma boa oportunidade.

    O que vc aconselharia?!

    Obg

  10. outubro 2, 2008 às 2:45 pm | #10

    Oi Fátima. Então se conselho fosse pago, eu estaria rico?? heheheh

    Vamos lá. Eu sou da área de TI, e minha especialização é desenvolvimento WEB. Aqui na IBM, além de trabalhar com TI, trabalho no relacionamento com estudantes para procurar talentos, então leio muito sobre carreira, etc…

    Sobre gestão portuária não sei nada… só lí uma reportagem a algum tempo atráz que falava que pagasse muito bem para o pessoal da área.

    Eu aconselharia você a pesquisar mais o mercado de trabalho nesta área. Ver se os argumentos dos professores que defenderam/atacaram gestão portuária tem fundamento. Sabendo essas respostas dá pra se decidir sobre fazer ou não.

    Mas o principal é, fazer o que gostamos, se você sente que quer direito, por que não procurar algo mais relacionado? Talvez até fazendo gestão portuária, te torne apta a fazer uma pós, mba, etc mais “relacionada” a direito.

    Enfim, espero ter ajudado um pouquinho.

  11. outubro 9, 2008 às 6:41 pm | #11

    Demorei dezenas de horas pra compreender um pouco o assunto,fazendo pesquisas e conversando com profissionais de várias áreas. Mas ler esse texto foi bem esclarecedor!

  12. Joseph de Santana
    outubro 12, 2008 às 6:24 pm | #12

    Acho os cursos de gestão em tecnologia uma boa opção, comecei a fazer tecnologia em logística na PUC MINAS, mas no meio do curso ganhei uma bolsa para cursar engenharia de produção na mesma universidade, tenho 24 anos e gostaria de saber se fiz uma boa escolha optando por um curso de graduação com 5 anos de duração, obrigado!

  13. outubro 12, 2008 às 7:46 pm | #13

    Oi Joseph. É bem difícil e perigoso dar alguma opinião sem conhecer melhores detalhes sobre você, por exemplo, se trabalha atualmente, se está feliz com o salário, se gosta do que faz, etc… então, analisando “no escuro”, supondo que você já paga suas contas (ou alguem paga para você), parece ser uma boa escolha.
    O ponto é: hoje em dia é muito considerável fazer um curso rápido, arrumar um emprego, e ai sim fazer algo mais longo.
    Abraços.

  14. Miriam
    outubro 15, 2008 às 4:36 pm | #14

    Gostaria de ajuda, tenho curso técnico em cantabilidade e trabalho na secretaria de uma escola particular, estou pensando fazer administração ou pedagogia mais quanto a administração fico com medo por causa da matemática, pois tenho 12 anos que já conclui o EM e ….não sou boa em matemática mas gosto da matemática. Outro problema é: A cidade onde moro é muita pequena e quase não tem empresas o que gira na cidade é puros pedagogos e professores.Ajude-me por favor….Help!

  15. outubro 19, 2008 às 3:08 pm | #15

    Oi Miriam. Você gosta de administração? Se gosta, vai conseguir vencer a matemática sem problemas. Como você falou que mora em um lugar pequeno, avalia duas coisas: existem vagas para pessoal formado em administração por ai? Caso não existam, você avalia mudar de cidade?

  16. Aline
    outubro 27, 2008 às 4:47 pm | #16

    Olá, Juliano. Gostaria de esclarecer uma dúvida… Os tecnólogos podem concorrer a vagas em concurso para técnicos?? Se for possível, como deve-se proceder? Obrigada!

  17. outubro 27, 2008 às 5:16 pm | #17

    Oi Aline. Em geral podem sim, pois tecnicamente, um tecnólogo é “mais graduado” que um técnico. Verifique se no edital do concurso não existe nada sobre veto a tecnólogos e bacharéis.

  18. Nelson
    novembro 24, 2008 às 6:26 pm | #18

    Trabalho hà 24 anos no setor de ferramentaria de uma empresa.(Este setor está em gradual extinção dentro da empresa, portanto NÃO existe a menor chance de promoção dentro da mesma). Parei de fazer o curso de administração de empresas há 10 anos, e quero voltar a estudar em 2009. Estou pensando em fazer um curso de tecnólogo ligado a minha área como: automação industrial ou projeto mecãnico. Mas, estou indeciso em voltar a fazer administração e no futuro me preparar para concursos públicos e mudar de área. Ou poderia fazer o curso técnico e depois uma pós MBA por exemplo para me qualificar ainda mais?

  19. novembro 26, 2008 às 10:41 am | #19

    Oi Nelson. Como você ja tem experiência na área, eu iria para algo mais rápido, como um curso de tecnólogo e depois ma pós/mba como você disse. Um bacharelado iria tomar muito tempo de você, e como você disse, você não está em uma situação muito confortável na empresa, então, um curso de tecnologo, abriria portas mais rapidamente.

  20. Jailson
    dezembro 2, 2008 às 12:19 am | #20

    Trabalho no setor de logistica de uma empresa de importação e exportação há 6 anos gosto da área mas eu, sei que a empresa pode me oferecer mais do que só setor de logistica, posso trabalhar na área de importação ou até na área finaceira, mas para isso eu, preciso optar por fazer tecnologo de logistica ou fazer adm com ênfase em comercio exterio, oque vc me sugere?
    Vou ficar agradecido se vc me ajudar.

  21. dezembro 4, 2008 às 9:42 am | #21

    Opa.
    Então, para quem já trabalha, eu sugiro tecnólogo, pois traz resultado em menos tempo.
    Abraços

  22. Alex Quadros
    dezembro 19, 2008 às 9:57 am | #22

    oi juliani, td bem? gostei muito do artigo que vc escreveu. tenho uma duvida, e se vc puder me ajudar, ficarei muito agradecido. trabalho no comércio varejista a 8 anos, e quero mudar de área e me interesso muito por logistica. estou pesquisando muito sobre esta área, que me agradou bastante. eis ai a duvida: como não sou da área, faço um técnico ou técnologo pra começar, já ouvi várias opniões e fiquei dividido, porque algus dizem que o técnico é de nivel mpedio e não vale nada, outros que se eu fazer o tecnologo, como não sou da área, será difil arrumar emprego. O que devo fazer primeiro? quais são as vantagens e desvantagens de cada um? obrigado.

  23. dezembro 22, 2008 às 6:34 pm | #23

    Oi Alex. Tudo certo, e ai?
    É bem complicado responder isso, pois temos que saber primeiro se você tem algum trabalho/estágio/etc em vista na área.
    Pessoalmente, eu faria um curso tecnólogo, pois por não estar na área, acho que um curso técnico pode ser encarado como muito superficial por um possível empregador, acredito que as chances aumentarão se partir para o tecnólogo. Um curso técnico tem seu valor sim, mas acredito que em seu caso, apesar dele crescentar, o tecnólogo teria mais valor.

  24. José Carlos
    dezembro 27, 2008 às 12:30 pm | #24

    Olá Juliano.
    Muito bom o seu post, encontrei ele porque estava com essa dúvida também entre tecnologo e bacharelado.
    Meu caso é o seguinte: Sai do interior do RS para trabalhar em Brasília, como desenvolvedor PHP e Adobe Flex. No RS eu estava nos primeiros semestres de SI e quando resolvi transferir a faculdade para Brasília, me decepcionei com a quantidade de disciplinas que iria perder. Então proximo ano vou fazer um novo vestibular para Tecnologo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que tem duração de 2 anos e logo farei uma pós na área de TI. Muitas pessoas falam que CC tem muita valorização no mercado, mas meu foco é sistemas web, ter meu negocio futaramente e claro ser um bom analista de sistemas.
    Acredito que não estarei fazendo mal negocio e afinal após a minha formação poderei continuar outro estudo tranquilamente, não estou certo?
    Abraços e obrigado pelo post.

  25. dezembro 27, 2008 às 4:52 pm | #25

    Oi José.
    Na minha opinião, está totalmente certo! :-)

  26. Alan Vargas
    janeiro 7, 2009 às 12:24 pm | #26

    Juliano, gostaria de tirar uma dúvida sobre fazer um curso tecnico em informatica, tecnologo ou ciencia da computacao . O curso tecnico posso pagar todas as disciplinas, mas se optar por tecnologo ou superior, apenas poderei pagar uma cadeira no momento.
    trabalho no momento como auxiliar administrativo, fora da área que pretendo exercer. preciso de sua opinião. Prefiro que me responda por e-mail. Obrigado!!!!!!!!

  27. janeiro 12, 2009 às 11:21 am | #27

    Oi Juliano,Gostaria de saber se o curso tecnologico pode concorrer a concursos públicos?

  28. rosangela morais
    janeiro 12, 2009 às 11:32 am | #28

    ola juliano, to na duvida entre tecnologo em segurança do trabalho ou engenharia ambiental, por conta da duraçao do curso, e o salario.
    mas o senhor acha q terminando o tecnologo se eu fizer pos em engenharia de seguranaça do trabalho vai valer a pena.
    muito obrigada!!!!!!!

  29. janeiro 12, 2009 às 12:10 pm | #29

    Oi Rosenilda.
    Tem que ler no edital do concurso. Alguns aceitam e alguns não.

  30. janeiro 12, 2009 às 12:11 pm | #30

    Oi Rosangela. Dificil falar sem conhecer o contexto certinho. Tem que ver o que vc realmente gosta. São cursos distintos, então, por que não se concentrar no que vc gosta?

  31. janeiro 12, 2009 às 3:22 pm | #31

    Juliano,Estou em dúvida se faço tecnico ou tecnologo? A dúvida maior é sobre o tecnologo, porque me disseram que fazendo este curso não posso fazer concurso público para tecnico. Eu ainda não tenho graduação,só o 2º grau, estou querendo fazer edificações(tecnico ou tecnologo). O que você acha?

  32. janeiro 12, 2009 às 3:25 pm | #32

    Então, o técnico normalmente não permite participar em concursos. Já o tecnólogo, já ví alguns que aceitam. Como eu não sou de sua área, é dificil falar. Sugiro dar uma pequisada em editais antigos para ver os requisitos.
    []s

  33. MARCZEWSKI
    fevereiro 6, 2009 às 3:39 am | #33

    Muito boa a explicação.

    Frequentemente vejo perguntas relacionadas a isso.

    Uma dica que sempre falo: Se voce precisar ganhar dinheiro logo por nao poder se sustentar por muito tempo na faculdade, faça um curso tecnico/tecnologo na area q vc deseja ingressar, isso tambem sera uma boa pq caso vc nao goste daquilo q estar fazendo, vc nao passara muito tempo para concluir. Depois que terminar seu curso e começar a ganhar algo, ai vc pensa em fazer um bacharelado mesmo(pode ser na sua atual area de formaçao, ou em outra caso desejar).

  34. Cristiane Reis
    fevereiro 17, 2009 às 12:16 pm | #34

    Olá Juliano….sou formada em Tecnologia de Administração de Pequenas e Médias Empresas, mas ao terminar meu curso descobri que o CRA não aceita registro de tecnógos em seu órgão. Temos a notícia que à partir de 2010 toda empresa será obrigada por lei a ter um administrador responsável dentro da mesma. Agora te pergunto, como vou assinar por minha empresa se não possuo o registro no CRA. A Universidade que cursei nos informou que podemos sim assinar pela mesma, mas como tecnólogos e não como administradores, mas sem o registro é possível?? O que vou mostrar para um “fiscal” por exemplo? Meu diploma??? Gostaria de um exclarecimento seu, por favor!! Um abraço.

  35. fevereiro 17, 2009 às 1:57 pm | #35

    Oi Cris. Realmente é uma situação difícil. Eu não sei oq é a CRA (sou de TI), mas acredito que seja um orgão superior que regulamenta a profissão, e se eles criaram esta medida, a mesma deverá ser respeitada. Perguntinha/sugestão: o tal do CRA não aceita registros de tecnólogos então né? Eles aceitam de um especialista, se sim, talvez seria algo legal para c fazer uma especialização.

  36. Cristiane Reis
    fevereiro 18, 2009 às 12:46 pm | #36

    Oi Juliano, eu novamente….
    Primeiro exclarecendo o que é o CRA( Conselho Regional de Administração)assim como a OAB, CRM, etc. Então, mesmo se eu fizer uma especialização o órgão não aceita…já fiz essa pergunta para eles. De acordo com o mesmo o nosso curso de tecnólogo não corresponde a carga horária necessária a um bacharel em ADM.Fica faltando um aprofundamento maior em algumas disciplinas e outras que não chegamos a ver. O meu único recurso é entrar na faculdade novamente com um pedido de aproveitamento de estudos no curso de Bacharelado em Administração ou seja,terei de cursar mais dois anos e meio de faculdade para obtenção do diploma de bacharel.Aí sim tenho o direito de obter minha inscrição no órgão.

  37. março 1, 2009 às 6:10 pm | #37

    Olá!
    Eu fiz um curso ténico em contabilidade, agora vou fazer estágio, porém quero dar segmento aos estudos, estava pensando em tecnologia em gestão financeira, mas meu professor, disse que não é legal, que o mehor é seguir em ciências contábeis, mas sei lá, já vou p/38 anos, e não estou com muita paciência p/faculdade, sendo que o tecnólogo é bem mais rápido, mais focado p/o mercado de trabalho.Não sei o que fazer, então qual a sua opinião a respeito? Será que as empresas veêm com bons olhos um tecnólogo?Acha que vou jogar dinheiro fora? Ouvi dizer, que esses cursos de tecnologia (nivel superior), muito deles não podem prestar concurso público de nível superior, é verdade?? Obrigada p/atenção, e aguardo sua resposta, Vânia

  38. Marina
    março 3, 2009 às 11:52 pm | #38

    Ola juliano, queria muito sua ajuda pois estou na duvida entre fazer um curso tecnico ou tecnologo…Gostaria de saber com qual dois dois tenho mais oportunidades de ingressar no mercado de trabalho, ja q o valor do tecnologo é bem maior q o tecnico…preciso dar o ponta pé inicial, e esta sendo muito dificil decidir, tenho 24 anos anos e tenho medo de perder mais tempo com o curso tecnico e perder mais oportunidades de crescimento profissional, ou o curso técnico é tão valorizado qto o tecnólogo?? naum sei por favor me ajuda..obrigado

  39. Maria Edilene ferreira
    março 19, 2009 às 11:36 am | #39

    sou aluna do curso de Administração de Empresas com gestão em sistema de informação ( bacharelado). Na minha opinião, acredito mais na potência de um curso tecnico à um curso de graduação; pois oferece aos alunos um conhecimento mais amplo e pratico sobre determinado assunto e area escolhida p/ atuar no mercado de trabalho.

  40. Marcelo Ferreira
    março 24, 2009 às 11:52 am | #40

    Bom dia Juliano estou com uma duvida tremenda entre três cursos técnicos que são: Técnico de segurança do trabalho, Técnico em logística e Técnico de meio ambiente, me identifico muito com estes cursos, mas tenho que escolher só um e principalmente o que esta tendo mais oportunidades no mercado e que você me sugerir em relação a minha escolha?

  41. carolina
    março 26, 2009 às 12:23 pm | #41

    Oi, juliano gostei muito de seus conselhos.
    Estou em duvida trabalho em mercado como operadora de caixa não sei se faço um tec. ou um bach. e que area melhor seguir para conseguir um emprego rapido e que ganhe rasoavel please answer me.

  42. lucenilda lins
    março 29, 2009 às 10:07 pm | #42

    Boa noite!
    Passei no vestibular no curso de ADM, agora estou na dúvida se faço ADM ou segurança do trabalho? Qual a melhor opção de meprego no momento? Envie a resposta para o meu e-mail.
    Grata

  43. abril 15, 2009 às 10:53 pm | #43

    Olá!
    Vc poderia me dar um aorientação?
    Estou confusa, pois não sei se faço um curso de adm,de empresas, ou tecologia em gestão financeira/ou logística??
    Tenho 38 anos, e gostaria de saber se existem estágios para quem faz cursos em tecnologia, se o mercado de trabalho é bom, ou se as empresas dão mais valor para quem faz a faculdade de adm?

    Grata p/atenção,

    Vânia

  44. jhonnantan
    abril 21, 2009 às 3:12 pm | #44

    oi gostaria muito de um conselho! quero cursar comercio exterior mais tõ em duvida se fasso tecnologico ou bacharelado. e ai qual seria o melhor? o bacharelado é mais bem reconhecido?^
    meu objetivo é fazer um tecnologico fazer pós graduação e morar nos EUA . e ai me ajuda pur favor\

  45. gisele reis
    abril 21, 2009 às 9:06 pm | #45

    oi
    preciso de ajuda…
    Trabalho no ramo de farmacia a 10 anos, com experiencia em laboratorio de manipulação ok
    passei no vestibular, mas não foi possivel fazer devido ao preço da mensalidade,ser mto cara, o tempo foi passando,estou c quase 30 anos e não posso mais perder tempo ok
    Agora estou em duvida entre 2 cursos , direito e ciencias contabeis,por favor ,qual mercado de trabalho entre ambos esta mais em foco? obrigado, gisele

  46. abril 22, 2009 às 5:09 pm | #46

    Oi Vania Xavier.
    Se eu fosse você, partiria para um tecnologo mesmo por ser mais rápido, porém, após conseguir alocação no mercado de trabalho, pensaria em uma graduação mesmo.
    abraços

  47. abril 22, 2009 às 5:10 pm | #47

    Marina, quanto a salários, depende muito de sua área. Se for em TI por exemplo, a diferença, quando existe, é mínima (em geral).

  48. abril 22, 2009 às 5:12 pm | #48

    Marcelo, logística e meio ambiente estão cada vez mais em foco. Segurança do trabalho vejo muito profissional para pouca vaga.
    Porém o setor de logística está sofrendo bastante com a crise atual.
    Então, se eu fosse você, iria para o meio ambiente.

  49. abril 22, 2009 às 5:13 pm | #49

    Carolina, se o foco é velocidade de alocação, eu iria para o curso técnico.

  50. abril 22, 2009 às 5:14 pm | #50

    Lucenilda, ADM e Segurança no Trabalho são cursos bem distintos, teria que saber sua aptidão, temos que tentar fazer o que gostamos (desde que isso nos permita pagar o leitinho das crianças :-) ).
    Eu partiria para ADM.

  51. abril 22, 2009 às 5:17 pm | #51

    Vania, primeiro: existem estágios para estudantes de cursos tecnológicos sim.

    Sobre suas opções: avaliando a atual conjuntura, eu ficaria entre Adm de empresas e gestão financeira. O setor de logística está bem afetado com a crise!

    Particularmente eu optaria por gestão financeira, por ser algo mais rápido e permitir alocação praticamente imediata.

  52. abril 22, 2009 às 5:18 pm | #52

    jhonnantan, sou adepto dos cursos tecnológicos.
    Portanto eu faria sua idéia, faria um tecnollogico e depois uma pós.

  53. abril 22, 2009 às 5:19 pm | #53

    Gisele, por se tratar de cursos distintos, é dificil opinar. Você gosta mais de direito ou contabilidade?
    O primeiro passo é definir isso.
    Eu particularmente, iria para contabilidade, mas é questão de gosto pessoal, desde que você faça o que goste, vai se dar bem.

  54. fernando klauk
    maio 11, 2009 às 1:33 pm | #54

    Olá, Juliano
    Gostaria de saber se quem tem Bacharelado pode concorrer a uma vaga de Tecnólogo, já que são duas habilitações distintas e específicas.

  55. Eliete Martins
    maio 15, 2009 às 12:19 am | #55

    Ola Juliano.
    Sou técnica em segurança do trabalho, e tenho enterece em cursar o Tecnólogo em segurança do trabalho. Neste caso, eu preciso cursar os 3 anos exigidos? ou existe algum atalho, para quem já é Técnico?

  56. Tatiane
    junho 2, 2009 às 1:58 pm | #56

    Olá Juliano, tenho 24 anos, sou recém formada em nutrição, estou desempregada e acabei me arrependendo da escolha. É uma área muito difícil, tem que ter verdadeira paixão pelo que faz, além do salário não contribuir, temos que concorrer com médicos, educadores físicos, veterinários… enfim, gosto, porém não sou apaixonada . Estou cogitando a possibilidade de voltar para a faculdade e fazer um curso tecnológico em gestão de recursos humanos, já que pela minha idade e pelo tempo será mais viável, mas não sei qto ao mercado de trabalho se será favorável a minha escolha, o que vc me aconselharia?

  57. Renata
    agosto 26, 2009 às 11:33 pm | #57

    Oi Juliano!
    Antes de minha pergunta, quero parabenizá-lo por essa iniciativa tão legal de tirar dúvidas de pessoas “perdidas” rrsrs [:D] como eu…

    Bem pensei em fazer bacharelado, mas quero algo que facilite e agilize a minha inserção no mercado de trabalho, por isso reolvi fazer um curso técnico; o problema é a bendita dúvida! Secretariado, logística ou segurança do trabalho??? Sob os aspectos: mercado de trabalho e salário o que vc sugere?
    Obrigada desde já e ótima noite!!!

    • setembro 17, 2009 às 9:56 pm | #58

      Oi Renata. Resposta complicada pois tem o fator “gosto pessoal”. Eu sempre prego que as pessoas tem que fazer o que elas gostam, então, avalie o que mais te agrada e faça bem feito, oportunidades não faltarão.
      Pensando sõ em grana, eu iria para Logística!

      • Renata
        setembro 20, 2009 às 8:16 pm | #59

        Vlw!!!
        Obrigada.
        Vou dar mais uma pesquisada.
        Ainda ñ descobri esse meu “gosto pessoal”…
        Talvez conhecendo melhor cda área, facilite a minha decisão.
        bjo.

  58. Abrão
    agosto 27, 2009 às 10:35 am | #60

    E aí Juliano , tudo bem?
    estou na dúvida também entre Bacharel X Tecnologo, vou fazer Sistemas da Informação (caso bacharel) ou Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas(caso tecnólogo, o que exatamente o que eu trabalho). Tenho 18 anos, já trabalho na área faz 1 ano, porém como estágiário ainda, meu objetivo é aumentar meu conhecimento para subir de cargo na empresa onde trabalho. Vou fazer na FIAP, porém mesmo assim tenho essa dúvida, na verdade é mais um MEDO de fazer um tecnologo e me arrepender depois.

    Obrigado

    • setembro 17, 2009 às 9:54 pm | #61

      Oi Abrão.
      Eu sou um grande fã dos cursos de tecnologia. Se seu foco é mercado de trabalho e realocação, eu partiria para o tecnõlogo mesmo!
      Só um detalhe: sou suspeito para falar sobre o curso da FIAP, dou aula lá neste exato curso! Quando entrar lá me manda um e-mail pra gente tomar um café!
      []s

  59. raj
    agosto 29, 2009 às 11:46 am | #62

    estou me formando em gestao de produçao com crea e gostaria de saber como faço para exercer a funçao de engenheiro de produçao sendo tecnologo e se eu fizer uma pos/mba posso exercer a funçao de engenheiro ou tenho que voltar a estudar engenharia desde o começo tudo de novo

  60. Marcos Almeida
    setembro 16, 2009 às 3:04 pm | #64

    Olá, Juliano!
    Tenho 24 anos e fui aprovado em processo seletivo para os cusos técnico em Eletrotécnica(CEFET) e Engenharia Elétrica (numa Universidade Federal). Preciso da sua opinião. No meu lugar o que você faria?

    • setembro 17, 2009 às 9:52 pm | #65

      Eu particularmente iria para Engenharia Elétrica na Federal! :-D

      Parabens pelas aprovações!

  61. EDMAR LOPES
    setembro 26, 2009 às 10:42 am | #66

    OLá juliano!! bem tenho 31 snos trabalho em uma transportadora que não gosto a 5 anos que até me fez ter que operar de enrnia inguinal… ou seja não queo mais ficar ´lá! rs Agora estou querendo mudar de trabalho e vida, estava pensando em fazer téc. de seg. trab. ou tecnologo de seg. trabalho, e estou sem saber o que paga melhor entre os 2 ou é o mesmo valor para os 2. e tava danad uma olhada e encontrei falando que engenharia de segurança do trabalho só poderia ser feito como pós, como estava querendo isso vi que nao poderia estou de olho no téc. ou tecnologo, mais é verdade mesmo? me ajuda pois quero mudar minha vida e das minha filhas. o que vc faria de verdade tenologo depois pós? e se tecnologo qualo pós?? acho muito interessante seg. do trabalho. obs.: moro em recife, como tinha dito tenho 31 anos moro em casa propria minha esposa tem emprego informal, 2 filhas, 2 renda extra de aluguel. ( e vou sair desse emprego) rs por favor me diz uma linha de garreira para eu estudar e mudar tudo hoje na minha vida! obrigado!

  62. Leila Rossato
    outubro 7, 2009 às 11:10 pm | #67

    Olá Juliano!
    Meu filho é Tecnólogo Mecânico na area de produção, e está muito dificil arrumar emprego nessa área. As vagas para os concursos públicos são raras, só abrem para técnicos. Entrei nesse blog porque estava procurando saber se ele podia fazer inscrição no concurso para técnico mecânico? Encontrei na resposta dada para Aline, nessa mesma página. Muito obrigado por ajudar pessoas como eu a esclarecer dúvidas.

  63. tamiris
    outubro 18, 2009 às 5:58 pm | #68

    olá juliano, tenho 19 anos, e estou cursando engenharia de produção!! estou amaaando e sei que realmente é isso que quero. me formarei com 23 anos , com inglês fluente , cursos de informatica, etc…. o que vc acha? devo fzr um tecnico tb junto com o bacharel pra melhorar, sendo que ja sou concursada e ja pago minhas contas, rsrs obs: (não pago a faculdade, bolsista integral) o que vc acha?? termino meu bacharel sem preocupação, ou tem necessidade de fzr um tecnico tb!?? abraço, obrigada !!

  64. Leila Rossato
    novembro 3, 2009 às 5:03 pm | #69

    Olá Juliano!
    Meu filho é tecnologo mecanico,na area de processo de produção e está querendo fazer um curso de inspetor de soldagem, mas, está em duvida se vai valer a pena. Por favor se vc puder ajudar eu agradeceria.

  65. georgia
    dezembro 9, 2009 às 1:07 pm | #70

    Olá…
    Bom, gostaria de saber se é vantajoso fazer um tecnólogo para depois fazer uma graduação? ( no meu caso, só fiz o Ensino Médio)

    no tecnólogo pretendo fazer de gestão ambiental(até para ter uma idéia do que será na graduação de engenharia ambiental) e na graduação: engenharia ambiental(como disse antes)

    no fundo acho que é vantajoso sim,pois as áreas se complementam e terei assim,uma especialização não só do tecnólogo, mas como também, da própria graduação.

    e aí?

    estou no caminho certo?

    agradeço desde já…
    ^^

  66. debora regina
    dezembro 10, 2009 às 3:01 pm | #72

    olá,

    estou com uma duvida gosto muito de rh e estou em duvida no curso de administraçao bacharelado ou gestão de rh, as pessoas me criticam muito quando falo do tecnologo,sou asistente administrativa tenho 20 anos tenho que me decidir entre o tecnologo e o bacharelado o que eu faço ? a pessoa que tem gestão ge rh pode estagiar ? trabalha com o que?

  67. debora regina
    dezembro 10, 2009 às 3:02 pm | #73

    administração e gestao de rh qual a diferença?

  68. ALEXANDRE
    dezembro 19, 2009 às 8:13 pm | #74

    Senhores,

    Hoje no mercado de trabalho o Tecnologo e muito aceito principalmente na area de informätica. Já esta saindo o Conselho Regional de Informática que serve para regulamentar a area de TI e TIC. Visto que o CRA viu que e verdade a consolidação o novo conselho, logo baixou uma portaria no dia 13/11/2009 regulamentando o Tecnologo em informatica antes barrado por eles em 2003. Estranho né!

  69. Eliane
    janeiro 7, 2010 às 9:12 pm | #76

    Oi Juliano,

    Sou bacharel em Letras e atuo como consultora na área de treinamento há 6 anos. Gostaria de mudar de área e estou pensando em estudar Logística, mas mesmo depois de ler seu post e os comentários, continuo em dúvida se deveria seguir um curso ténico ou tecnológico. Você sabe qual deles agregaria mais valor para uma transição rápida e suave? Obrigada.

  70. Ludmila
    janeiro 8, 2010 às 9:47 am | #77

    olá sou a lu, quero fazer um curso tecnico de enfermagem quero saber se ao térmio do curso conseguirei um emprego e também qual e a base salarial de um tecnico em enfermagem? obrigada.

  71. Tatiane
    janeiro 19, 2010 às 8:59 am | #78

    Olá Juliano!!!

    Sou recepcionista de uma empresa de médio porte no momento. Tenho 25 anos, e estou indecisa sobre o que fazer. Estou certa que minha área é informática, pois fiz 01 ano de CC e tive de trancar. Agora penso em fazer SI ou Tecnologia em análise em desenvolvimento de sistemas. Penso em procurar algo na área e prestar alguns concursos. O que você me aconselha? E existem vagas de estágio para os tecnólogos?

    Obrigada.

  72. Antonio Valdemir de Souza
    janeiro 21, 2010 às 3:01 pm | #79

    Boa tarde sr. juliano preciso de uma informação sou formado em tecnologo em gestão ambiental mas ainda não tenho o certificado registrado,e fiz uma pós graduação em logistica e já tenho o certificado registrado eu posso pedir o meu registro no conselho de administração. ok

    Obrigado

    Valdemir

  73. clayton
    fevereiro 6, 2010 às 11:39 am | #80

    Olá Juliano gostaria de uma orientação sua, trabalho na logistica de uma empresa mais precisamente no setor de faturamento, estou indeciso em fazer técnolo em logistica, gestão financeira ou bacharel em ADM. Pelo que li até agora acho que compensaria fazer ADM pois é um curso muito amplo com duração de 4 anos, bem acho que seri amais viável fazer um técnologo em logística ou gestão financeira.
    Queria saber se você pode me informar qual dos 2 cursos seria melhor para mim.

    • fevereiro 22, 2010 às 6:09 pm | #81

      Bem, primeiro tenho uma pergunta: vc esta gostando da empresa? Pretende fazer carreira ai?

      Se sim, acho que ADM pode te render mais a longo prazo, ja o tecnogolo renderá mais a curto prazo, como você ja esta empregada, eu optaria por fazer o bacharelado. :-)

  74. clayton
    fevereiro 6, 2010 às 11:41 am | #82

    retificando a minha pergunta anterior acho que não compensaria fazer o bacharel.

  75. fevereiro 19, 2010 às 10:53 pm | #83

    BOA NOITE!

    O QUE E POS MBA?

  76. Marcos William Ferretti
    fevereiro 22, 2010 às 2:23 am | #85

    Olá Juliano.
    Muito bom o seu post, estou com muitas dúvidas também entre tecnologo e bacharelado.
    Meu caso e o seguinte, apesar de eu ter um curso tecnico em TI incompleto, comecei trabalhando como aux tec, depois fui para tecnico e agora fui promovido a analista (Msm sem facu ainda, graças a Deus, ja estou no cargo de analista). A questao é, ja tenho 24 anos, o que voce faria na minha situação? Tecnologo ou Bacharel. Eu como comecei de “baixo”, aprendi muita coisa na pratica msm, tenho muita habilidade em suporte tecnico, manutencao, empregar varias topologias diferentes de rede, servidores linux, programacao cliente-servidor… enfim… Mas uq mais gosto msm e desenvolver aplicacoes cliente-servidor, seja web ou dentro de uma lan. Gosto muito quando vejo as pessoas usando um sistema q desenvolvi, e muito gratificante. No meu caso, uq seria melhor? Minha duvida é: Tecnologo em “Sistemas pra net” ou “DBA” e depois pos, ou um bacharel msm “ciencias da comput.”? Uq faria no meu lugar? Ti agradeço desde de ja, Obrigado pelo post. Vc esta ajudando muitas pessoas atraves dele.. Obrigado.

    • fevereiro 22, 2010 às 6:03 pm | #86

      Opa. Existem duas vertentes, você pode fazer um tecnologo rápido e depois partir para uma especialização, ou fazer um bacharelado mais demorado para preencher uma base conceitual que talvez você não tenha. Eu, particularmente, partiria para um tecnologo e depois especialização. ;-)
      Boa sorte!

  77. Gabriella Gomes
    março 2, 2010 às 9:47 am | #87

    Olá Juliano.
    Estou com uma dúvida tremenda se faço o ténico em contabilidade(14 meses), gestão financeira (2 anos) ou bacharelado em ciências contabeis(4 anos).
    Preciso muito da sua ajuda para eu poder me orientar…
    Agradeço antecipadamente.
    Um abraço.

    • Adriano Cruz
      maio 14, 2010 às 10:33 pm | #88

      Gabriela, com certeza Ciências Contábeis, vc ainda esta muito novinha, por isso acho que os 4 anos valerá mais, para sua formação e na hora do emprego!
      Boa sorte!

  78. março 2, 2010 às 10:31 am | #89

    Gabriela, depende muito da sua idade, se ja trabalha ou não, etc…
    SE eu fosse você e já estivesse na área, eu optaria pelo bacharelado, caso não estivesse, eu optaria por um curso mais rápido a fim de encontrar alocação.
    []s

  79. Gabriella Gomes
    março 2, 2010 às 10:42 am | #90

    Obrigada pela ajuda..
    Tenho 21 anos e não trabalho na aréa.
    Mas, quando você fala um curso mais rápido seria um tecnico ou tecnologo?
    Obrigada e que Deus te abençõe..

  80. março 2, 2010 às 2:38 pm | #91

    Gabi, eu partiria para o Tecnólogo, pois não é tão “raso” quanto o técnico mas nem tão profundo quanto o bacharelado, e te da uma chance de alocação mais rápida no mercado.
    Amém! []s

  81. Denise Escaleira
    março 3, 2010 às 2:16 pm | #92

    Juliano, boa tarde!

    Estou cursando o terceiro periodo de Logística, não tenho nehuma experiência nessa area, tenho tirado boas notas, mas falta alguma coisa, entusiasmo ou afeição pela profissão eu acho, estou pensando em mudar para o curso de tecnologo em gestão ambiental, que tem mais a ver com minha personalidade, mas não tenho nenhuma informação de como está essa area no setor de trabalho, em quais areas pode atuar, etc. Gostaria de algumas informações sobre esse curso, desde já agradeço.

    • abril 6, 2010 às 8:47 pm | #93

      Oi Denise. Infelizmente eu também não tenho informações sobre a área de gestão, pois não é meu ramo :-(.

      Mas se eu puder falar algo, falaria: faça o que te deixa feliz (claro, desde que isso te renda uma graninha, pois só de amor, ninguém vive.)

  82. Vanessa
    março 24, 2010 às 12:36 pm | #94

    olá gostaria que me dessem uma dica de curso quando terminar o técnico em adm..será que poderei fazer gestão financeira? e se depois que terminar meu técnico poderei fazer especializações ou tenho que fazer um superior para me especializar?
    grata

    • abril 6, 2010 às 8:55 pm | #95

      Oi Vanessa.
      Fazendo um curso tecnico nao abre a possibilidade para fazer uma especialização, teria que fazer um tecnologo mesmo.
      []s

      • Vanessa
        abril 6, 2010 às 10:46 pm | #96

        grata..abraço

  83. WCR
    março 29, 2010 às 10:44 am | #97

    Olá, Primeiramente gostaria de agradecer por estas primeiras valiosas informacoes que constam aqui.
    Tenho 29 anos e já trabalho com turismo e quero fazer o curso de Tecnico em Hotelaria em Sao Paulo.

    Fiquei muito confuso ao encontrar diferentes opcoes e informacoes de diferentes instituicoes para o curso que escolhi. Por exemplo: O Senac oferece o curso tecnico eh hotelaria com duracao de 01 ano em uma unidade da grande sao paulo, e em outra oferece o mesmo curso em 02 anos. Em outras instituicoes encontrei o curso de bacharelado em hotelaria com duracao de 03 anos.

    Busco com o curso tecnico, melhor alocacao no mercado de trabalho e gostaria tambem de fazer mestrado mais tarde. Quais seriam as recomendacoes, meios, dicas?

    No Aguardo,

    WCR

    • abril 6, 2010 às 8:58 pm | #98

      Oi WCR, se quer fazer um mestrado, um curso técnico não serve. Você teria que partir para um tecnólogo ou um bacharelado mesmo,
      Aproveitando, quanto ao SENAC, os cursos deles são muito bons, recomendadíssimos.
      []s

      • WCR
        abril 15, 2010 às 5:49 am | #99

        Quais as diferencas entre o curso tecnico (medio) e graduacao tecnologica?

        Obrigado

  84. Fabiana
    abril 5, 2010 às 6:30 pm | #100

    Olá Juliano,
    Preciso da sua ajuda!! Vou iniciar agora na próxima semana um curso tecnologo em comércio exterior e estou com muito medo de ter dificuldade para conseguir trabalho nesta area por ser um curso de curta duração. Quero saber se quem faz um curso de curta duração pode fazer estágio, e se é bem aceito nas grandes empresas ou multinacionais. O que vc acha devo fazer o tecnologo ou o bacharelado de Adm em comex, qual é melhor? ou os dois são bons?
    Muito obrigada
    Bjusss

    • abril 6, 2010 às 8:59 pm | #101

      Normalmente os tecnólogos são bem aceitos em grandes empresas, e sua chance de conseguir um estágio/trabalho em pouco tempo é maior. EU partiria para o Tecnólogo mesmo.
      []s

  85. abril 15, 2010 às 11:53 am | #102

    WCR :

    Quais as diferencas entre o curso tecnico (medio) e graduacao tecnologica?

    Obrigado

    O Tecnologo é de nível superior, técnico não, então, para o técnico, dependendo da funcao que ira exercer, nao serve. Por exempl, nao serve para continuar os estudos como o mestrado.

  86. Roseane Barros
    abril 20, 2010 às 4:42 pm | #103

    Olá Juliano,tenho 36 anos e sempre trabalhei em atendimento ao público em shopping(vendas),hj tenho condições de fazer uma facul.porém estou em dúvida se faço gestão de RH(Tecnólogo)ou Adm.visto minha idade,será que vou conseguir um emprego nessas áreas? tenho facilidade em trabalhar com pessoas,mas não tenho muito tempo..estou desempregada agora.
    Muito obrigada!!!

    • abril 26, 2010 às 1:29 pm | #104

      Opa, visto a idade, eu partiria para o tecnologo por ser mais rapido e propiciar uma alocação na área mais rapidamente. []s

  87. Roseane Barros
    abril 20, 2010 às 4:58 pm | #105

    Olá Juliano,tenho 36 anos e sempre trabalhei em atendimento ao público em shopping(vendas),hj tenho condições de fazer uma facul.porém estou em dúvida se faço gestão de RH(Tecnólogo)ou Adm.visto minha idade,será que vou conseguir um emprego nessas áreas? tenho facilidade em trabalhar com pessoas,mas não tenho muito tempo..rsrsrssr e não estou mais no comércio e nem quero voltar pra ele rsrs
    Muito obrigada!!!

  88. claud
    abril 21, 2010 às 9:36 pm | #106

    ola Juliano
    Estou com 45 anos e tenho vontade de mudar de área trabalho com vendas. Sou graduado em administração e já possuo a 20 anos um curso de tecnologo em processamento de dados porém não atuei nesta area. Gostaria de agora aos 45 entrar nesta area de TI. O que voce recomendaria, um curso bacharel ou tecnologo que ja tenho o canudo mas sem o conhecimento atualizado?
    Existeria campo para mim nesta idade?
    Já pensei em fazer um tecico em segurança do trabalho ou uma pos em logistica ou gestao de projetos também o q vc acha? Estas me dariam emprego também?
    Um abraço

    • abril 26, 2010 às 1:34 pm | #107

      Oi Claud.
      Eu acredito que por seu curso ter mais que 20 anos e vc nao ter praticado, certamente o conhecimento aplicado no curso foi praticamente todo por água abaixo, então, eu recomendaria que vc fizesse novamente um tecnologo ou algo no sentido e apos isso/ ou paralelamente, fazer um curso muito bom em alguma linguagem “da moda”, como Java ou C# (.net) para tentar uma alocação mais imediata.
      Quanto a idade, se você for bom, vai ter seu lugar, temos deficit de profisionais, o único problema, sendo honesto, é que talvez vão te oferecer pouco e compense vc ficar onde está se levar em consideração só o $$$.
      quanto as outras áreas, estou por fora, só sei que dizem que logística tem voltado a empregar bem.

  89. clayton
    abril 25, 2010 às 8:32 pm | #108

    OLA JULIANO ,GOSTARIA DE SABER SE EU FIZER UM CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA EU POSSO
    FAZER POS GRADUAÇÃO EM QUE CURSO , E O MERCADO COMO ESTA PARA ESTE CURSO.
    OBRICADO ABRAÇO

    • abril 26, 2010 às 1:36 pm | #109

      Oi CLayton. Eu não sou da área, então nao sei dizer hein!
      MAs em geral, vc pode fazer uma pós em qualquer área.

  90. Rafael Costa
    abril 26, 2010 às 12:20 pm | #110

    Olá Juliano … sou formado em Tecnologia de Redes de Computadores, então gostaria de saber se eu fizer uma POS latu-sensu em Analise de sistemas com a duração de 360 hrs, poderia equivaler ao curso de bacharelado, pois fiz um concurso publico e estou com medo de nao poder assumir o cargo em função dessa razão.
    se puder me adicionar no msn preciso tirar umas duvidas rapidas pois tenho pouco tempo obrigado.

  91. abril 26, 2010 às 1:37 pm | #111

    Oi Rafael.
    Alguns lugares aceitam a pós em concursos como equivalente, mas é importante você ler o edital com muita atenção, pois alguns NÃO reconhecem e exigem o bacharelado ok?
    então, não existe uma resposta pronta: leia o edital. :-)
    []s

  92. clayton
    abril 26, 2010 às 9:08 pm | #112

    ola juliano , para eu entender melhor se eu fizer um curso de gestão financeira
    eu posso fazer uma pos em economia por exeplo e entre gestão financeira e logistica
    o que vc me acoselharia
    obrigado abraço

    • maio 14, 2010 às 2:49 pm | #113

      Desde que o curso de gestão financeira não seja um curso técnico, você pode fazer a pós sim.

    • maio 14, 2010 às 2:50 pm | #114

      Desde que o curso de gestão financeira não seja um curso técnico, você pode fazer a pós sim. Dificil te aconselhar pois eu não sei como está a área para gestao fin. e logística, eu ACREDITO que o mercado de logística voltou a aquecer, e com a Copa e Olimpiadas, vai estar em alta.

  93. Célia Silva
    maio 4, 2010 às 3:49 pm | #115

    Olá Juliano!!
    Terminei o ensino médio ano passado e nao tenho dinheiro pra fazer faculdade e nem pra pagar um cursinho prevestibular. E tambem ainda nao decidi minha profissão.
    Me sugeriram fazer um curso tecnico gratuito nas etecs, mas estou em duvida se faço informatica ou administração ou outro curso.
    Pensei em fazer curso tecnico por ser mais curto pra entrar no mercado de trabalho. E assim eu posso conseguir um emprego razoavel pra eu conseguir fazer uma faculdade.
    Bom, sou uma pessoa timida e um pouco criativa e gostaria da sua opiniao sobre qual curso escolher. E qual desses cursos tecnicos tem maior empregabilidade e que encaixa ao meu perfil?
    Obrigada abraços

    • maio 14, 2010 às 2:51 pm | #116

      Opa.
      As ETECs são ótimas, qualquer curso que fizer lá, será muito bom. Um curso técnico pode realmente encurtar o caminho para o mercado de trabalho.
      Entre Administração e Informática, faça o que te deixa mais realizado. Caso não tenha essa decisão ainda, Informática em geral aloca mais rapidamente no mercado!
      Boa sorte.
      []s

  94. Lucas
    maio 8, 2010 às 11:58 am | #117

    Olá Juliano,
    Tenho 35 anos e sou graduado como bacharel em Desenho Industrial, curso que concluí há aproximadamente 10 anos atrás, mas nunca exerci profissionalmente (excluindo-se estágios e trabalhos como autônomo). Ao invés de seguir na área, resolvi abrir um comércio no qual me dediquei durante 8 anos, foi quando, já infeliz financeiramente, resolvi voltar ao mercado de trabalho.
    Porém, devido as péssimas condições salariais a que se sujeitam os profissionais de design, resolvi procurar novos rumos.
    Graças ao inglês que possuo, consegui emprego em uma empresa que presta serviço de suporte logístico para empresas do ramo petrolífero. Porém, a empresa é pequena e não tenho como crescer profissionalmente dentro dela.
    Estou pensando em fazer um curso técnico em logística e depois partir para uma pós na mesma área (pois já possuo graduação que me permite isto). O que você acha ? Este é um bom caminho já que não posso perder mais tempo ?

    • maio 14, 2010 às 2:53 pm | #118

      Acho um ótimo caminho para você, mas pq vc nao vai direto para a pos/especialização como você ja tem graduacao? (claro, vc vai ter um gap de conhecimento que vai ter que correr atras)

  95. jose de alcantara filho
    maio 14, 2010 às 9:01 am | #119

    sou formado na area tecnica de segurança do trabalho e na area tecnologica como tecnologo de segurança aqui em sergipe o mec reconhece,mas o crea-se não e ai eu pergunto: Pra um nivel superior qual seria o melhor curso a se fazer?

  96. maio 14, 2010 às 2:54 pm | #120

    Oi Jose.
    Sua questão ficou meio aberta, nao entendi direito. Vc quer um curso relacionado a seguranca no trabalho ou um curso qualquer?

  97. Caue
    maio 18, 2010 às 8:52 am | #121

    Olá Juliano.
    Estou trabalhando, porém não tenho curso superior algum.
    Gostaria de saber se seria melhor eu partir para um Bacharelado ou Tecnologo.
    Meu interesse ou Bacharel em Administração de Empresas ou Tecnologo em Gestão Financeira.
    Abraços,

  98. maio 19, 2010 às 3:56 pm | #122

    Depende hein Caue. Você tem pressa para se realocar ou quer se formar para melhorar sua qualificação e ter um diploma?
    Se tem pressa, vá de tecnólogo, caso contrário, eu iria de bacharelado.
    []s

  99. Larissa
    maio 25, 2010 às 5:36 pm | #123

    Olaa,
    preciso muito da sua ajuda.
    Estou muito afim de fazer um curso de sercretáriado.Porem não sei se faço o tecnico ou o graduado.
    A diferença de tempo de um para o outro é de 6 meses.
    E quero me formar em ingles pois já estou cursando,para ser uma secretaria bilingue.
    Por favor,qual dos dois seria melhor.
    Moro em Bauru interior de SP cidade com 400 mil habitantes e muitas empresas.

  100. maio 25, 2010 às 6:02 pm | #124

    Opa, conheço Bauru! Cidade muito legal. Sempre que vou pra Lins passo ai no Alameda. :-)
    Quanto a sua questão, eu partiria direto para o Bacharelado já que a diferença são só 6 meses!
    []

  101. Leonardo Gabriel
    maio 25, 2010 às 11:00 pm | #125

    Gostaria que alguém me ajudasse, eu tenho 23 anos, atualmente trabalho como técnico em eletrônica, não ganho um mal salário não, a questão é a seguinte, eu gosto mto da área de informática, apesar de nunca ter trabalhado com algo relacionado, mais adquiri alguns conhecimentos sozinho, porém como já dito, eu trabalho com eletrônica, eu deveria fazer, Eng. Mecatrônica, Técnologo Mecatrônica? ou devo fazer o sistemas de informação! se me responder que devo seguir o ramo que estou trabalhando, me ajude a decidir, Devo fazer tecnologo ou engenharia? devo optar pela formação mais rápida????

  102. Rafael Costa
    junho 4, 2010 às 5:07 pm | #126

    Olá Juliano.
    Sou recém formado em um curso de Tecnologia na area de informatica, li um post seu bem acima, que esta dizendo o seguinte “se voce fizer um curso de Tecnologo + Pos em MBA” seria igual a um curso de Bacharelado? nao entendi me explique direito sobre essas equivalencias e onde voce tomou posse desse conhecimento, tipo qual a fonte que voce utilizou para ficar sabendo que Tecnologo + POS MBA = Bacharelado, se for uma fonte aberta me indique pois preciso ler.

    Obrigado

    Rafael Costa
    Tecnólogo

    • junho 16, 2010 às 2:17 pm | #127

      Oi Rafael.
      Eu falei que Tecnologo + MBA == Bacharelado?
      De qualquer forma, não é não. ;-)
      []s

  103. FERNANDO APARECIDO COSTA
    junho 7, 2010 às 12:06 am | #128

    Boa noite, desculpe-me por te incomodar, estou com uma duvida que não consigo esclarecimentos precisos, gostaria de saber se pode me orientar.
    Final do ano passado terminei curso de tecnologia em gestão ambiental, nos três últimos meses participei de estagio renumerado na prefeitura local exercendo a função de técnico em meio ambiente, no final do ano acabou o contrato de estagio e saiu concurso para esta vaga, não dizia se era técnico em nível médio, não pediam registro em nenhum órgão, não tinha restrição a tecnólogos, no edital estava assim: Técnico em meio ambiente com curso técnico em meio ambiente, mas nada. Pedi que fosse ratificado o edital mas disseram que não seria o caso, no começo achei melhor não prestar, mas fui convencido a concorrer, passei em primeiro lugar, mas agora estou com receio que indefiram a minha candidatura, fui convocado e enviaram minha documentação para o jurídico da prefeitura, parece-me que existe interesses políticos em não me contratar, por isto te peço por favor se pode me orientar, pela lei podem indeferir a minha candidatura, é a prefeitura que resolve? Caso não possam indeferir, onde posso encontrar argumentos para debater.
    Obrigado e desculpe por incomodar

    Fernando

    • junho 16, 2010 às 2:15 pm | #129

      Oi Fernando.
      Sinceramente não sei qual deve ser seu procedimento, porém como não foram dados maiores detalhes no edital do concurso, acredito que vc possa procurar um advogado e entrar com um recurso se eles não te contratarem.
      Desculpe não saber ajudar.
      []s

      • thalys nascimento marreirp
        novembro 5, 2012 às 8:01 am | #130

        Bom dia
        preciso de uma luz, tenho 26 anos terminei o curso em tecnologo em gestão pública,qual seria uma boa especialização para fazer em cima desse curso.
        grato!
        thalys marreiro

  104. junho 21, 2010 às 11:45 pm | #131

    Bem juliano, vou te contar a minha estória, tenho 40 anos, estou no segundo semestre de gestão em rh, sou funcionaria publica a 22 anos, e estou tentando uma promoção, optei por curso tecnologico, por ser mais rápido, e também devido a minha idade, depois que me formar faria um pos graduação, mas ai ja estarei com o diploma não mão, e o resto é lucro, acho que para pessoas mais jovens vale a pena bacharelado, isto é dependendo da situação de cada uma, me responda estou certa ou errada.

  105. Juliana Barros
    junho 23, 2010 às 11:23 am | #132

    Bom dia Juliano!!!!!!!!!Meu nome é Juliana tenho 25 anos… Desculpe por incomodar mas estou perdida em relação ao que fazer terminei meu curso técnico em Analises Clinicas (não me identifiquei com a área da saúde), trabalho em uma empresa como auxiliar de escritório (não pretendo ficar por muito tempo pois, não tenho oportunidade de cresce como profissional) gostaria de fazer um curso superior, mas não sei se faço um tecnólogo (Gestão de RH) ou um bacharelado (ADM), o que você me indicaria

  106. Juliana Barros
    junho 23, 2010 às 11:24 am | #133

    Bom dia Juliano!!!!!!!!!Meu nome é Juliana tenho 25 anos… Desculpe por incomodar mas estou perdida em relação ao que fazer terminei meu curso técnico em Analises Clinicas (não me identifiquei com a área da saúde), trabalho em uma empresa como auxiliar de escritório (não pretendo ficar por muito tempo pois, não tenho oportunidade de cresce como profissional) gostaria de fazer um curso superior, mas não sei se faço um tecnólogo (Gestão de RH) ou um bacharelado (ADM), o que você me indicaria. Desde já agradeço

  107. laine
    junho 27, 2010 às 1:51 pm | #134

    Boa tarde juliano!Bom preciso de uma opinião sua tenho 35 anos,estou com muita duvida,não estou trabalhando mas quero fazer faculdade agora no proximo semestre,só q estou na duvida em que curso fazer, quero fazer ADM de empresas ou Gestão Hospitalar,o que vc pode me dizer em relação a esses dois cursos….como anda o mercado de trabalho para o Gestão Hospitalar?Estou com muita Duvida por favor me ajude!Desde já eu agradeço.

  108. laine
    junho 27, 2010 às 1:54 pm | #135

    Eu morro em cuiaba MT…não sei qual dos dois cursos eu faço!

  109. laine
    junho 27, 2010 às 1:58 pm | #136

    Julia

    laine :
    Eu morro em cuiaba MT… e quero fazer a area administrativa,é o q gosto de fazer…trabalho interno…sempre trabalhei em assintente adm…não sei qual dos dois cursos eu faço!

  110. laine
    junho 27, 2010 às 1:58 pm | #137

    laine :
    Eu moro em cuiaba MT…não sei qual dos dois cursos eu faço!

  111. Lucas
    julho 23, 2010 às 4:32 pm | #138

    Oi eu queria uma dica eu tenho 17 no 1º ano do ensino médio eu estou um pouco atrasado nos estudos “não muito” e eu queria saber o que seria melhor??? eu fazer um seriado em engenharia bacharelado ou técnico???

  112. Cláudia
    agosto 14, 2010 às 2:53 pm | #139

    Olá. Estou terminando o curso de Serviço Social e também o técnico em Segurança do Trabalho. Quero seguir a área de segurança pois foi onde realmente me encontrei. Posso fazer especialização (MBA) nesta área aproveitando a graduação em Serviço Social?

  113. Tatiane
    agosto 16, 2010 às 6:02 pm | #140

    Olá, gostaria de saber se pode fazer aproveitamento de cadeiras do curso tecnológico de Precessos Gerenciais no de bacharel em Administração?

  114. Tatiane
    agosto 16, 2010 às 6:04 pm | #141

    Olá, gostaria de saber se pode fazer aproveitamento de cadeiras do curso tecnológico de Precessos Gerenciais no de bacharel em Administração??

  115. sandra
    setembro 1, 2010 às 2:46 pm | #142

    Boa tarde!eu trabalho no serviço publico com tec. de enfermagem tenho 35anos,gostaria de fazer um curso de administração hospitalar+pós de auditoria em serviços de saúde,pórem com minha idade acho que o mercado de trabalho estaria dificil para mim. Qual a sua opinião?

  116. Lorraine
    setembro 1, 2010 às 5:08 pm | #143

    Juliano,preciso de sua opiniao,eu moro em recife …estou muito confusa ao escolher qual curso tecnico irei fazer estou indecisa pois tem tec em analises clinicas,tec segurança do trabalho,tec em administraçao. ao seu modo de visao proficional qual escolheria ?

  117. Sabrina Dias
    setembro 14, 2010 às 5:53 pm | #144

    Ótimo Post!
    Eu estou com 28 anos e estou em dúvida entre um Técnico ou um Bacharelado?
    Pretendo fazer turismo e depois gestão ambiental!
    Sendo q estou com dúvida.

    Pois eu posso fazer dois técnico um depois q terminar o outro?
    Pois como já estou com 28 anos, queria terminar bem antes p entrar no
    mercado de trabalho.
    Será q as vagas tanto p um Técnico ou um Bacharelado são as mesmas?

    Obrigado!
    e mais uma vez Parabéns pelo PosT!!!!

  118. juliana siqueira costa
    setembro 28, 2010 às 9:00 am | #145

    ola juliano,preciso de uma opinião,amo informatica vocÊ me indicaria algum curso
    técnico nessa aréa porque estou em duvída em fazer técnico segurança do trabalho
    eu tenho 30 anos trabalho de atendente em um supermecado e não e o que eu gosto de fazer então não tive opição e area de infotmática e boa.gostaria de fazer autocard
    mas não sei se e bom em temos de trabalho me ajuda.

  119. Luciana Kavay
    outubro 1, 2010 às 10:00 am | #146

    Olá Juliano, tudo bom?
    Bom, tenho o tecnólogo em redes de computadores (Metodista), e gosto muito desta área, mas estou com dúvida entre fazer uma pós em segurança da informação (ESAB) ou logística (FEI), pois é uma área que está crescendo muito.
    O que me indicaria?
    Atenciosamente,
    Luciana F. Kavay

  120. Luciene
    outubro 7, 2010 às 4:16 pm | #147

    Olá juliano!!

    Por favor me ajuda!

    Trabalho numa multinacional no ramo varejista e indiretamente também trabalho com logística, mas tenho graduação em ciencias sociais ( licenciatura )e gostaria de fazer um curso técnico em logística, pois percebo que o mercado tem procurado muito este profissional, mas minha dúvida é se faço uma especialização ( pós graduação ) na área de logística ou se faço um curso técnico, pois não sinto-me preparada para o mercado neste ramo e já exerço cargo de chefia nesta empresa em que trabalho. O que enriquecerá mais o meu curriculo? Fazendo uma especialização ficarei preparada para o mercado??
    Por favor me ajude!!

  121. Felício
    outubro 15, 2010 às 9:05 am | #148

    Sou Tecnólogo em Gestão Ambiental, acho uma berração esta discussão de que o CREA não das atribuições aos Tecnólogos Gestores Ambientais, foram criados os cursos de tecnologia para que? E o MEC??Em minha opinião tudo precisa ter um embasamento de normas e leis?Existem regiões onde profissionais já possuem o CREA?? Não dá p/ entender???

  122. catarina
    novembro 5, 2010 às 12:55 pm | #149

    Olá…….muito boa sua matéria! Bom, gostaria de saber, qual curso tecnológico é melhor remunerado o curso superior Tecnológico em Comércio Exterior ou superior Tecnológico em Gestão Financeira…..também gostaria de saber se posso fazer especializações em qlq um dos dois. E qual dois cursos vc me indicaria? Ecom gestão finaceira posso ser gerente de alguma rede bancária?
    Muito Obrigada pelo espaço! Desde já agradeço!!!!!!!!!!!

  123. novembro 22, 2010 às 3:16 pm | #150

    Ola
    Tenho formação em tecnologia em construção civil, e agora estarei iniciando engenharia civil, bacherelado, sera que eu posso estar pleiteando uma bolsa de estudos?

  124. ivonilse
    dezembro 20, 2010 às 6:43 pm | #151

    Ola, gostaria de saber se quem faz graduação em turismo pode fazer pós-graduação em relações internacionais ou comércio exterior.

  125. thamires
    dezembro 23, 2010 às 7:33 am | #152

    Bom dia,bem estou meio confusa pois estou cursando nutrição(bacharelado) pela federal,mas estou meio frustrada pq não estou me identificando c/o curso nessa área de saúde,logo fico mt reicosa c/ minha futura formação,por outro lado estou com vontade de fazer um curso tecnico em logística por tentar entrar no mercado mais rápido sabe,mas tenho dúvidas pois estou numa universidade pública e foi dificil conseguir a vaga.

    Desde já agradeço.

  126. Thaise
    janeiro 5, 2011 às 1:51 pm | #153

    Olá! Recentemente prestei vestibular para antropologia na UFSC, gosto da área de humanas, mas também me interesso muitíssimo por ciências biológicas. Como não passei no vestibular, eu estou procurando cursos técnicos e faculdades particulares. Me interessei pelo curso de administração na faculdade decisão, mas também pelo técnico do senac na mesma área, por causa do mercado de trabalho.
    Minha dúvida é:não acredito na minha capacidade e/ou habilidade para lidar com negócios e tal. Você acha que isso quer dizer que eu não devo partir para administração, ou posso me descobrir durante o curso, visto que já pensei em montar uma empresa futuramente? Técnico ou bacharelado(melhor)?

  127. Lauro
    janeiro 17, 2011 às 8:12 am | #154

    Bom dia Juliano.. se puder me ajudar ficarei grato!
    Tenho uma enorme duvida, ja prestei iniciei uma faculdade tecnologica em recursos humanos, porem ao entrar no curso nao gostei e cancelei! Alguns anos atras trabalhei com meu pai na area vamos se dizer de administração, ajuda a pagar as contas, funcionarios e bancos, e gosto de mexer com papeis, emfim.. gosto da area de administração, mas o que me impede de faze-la e a matemática mesmo! mas se realmente eu enfretar essa area gostaria de fazer um tecnico ou tecnologo que fose mais rapido, e futuramente iria me aperfeiçoando e seguindo as atualizaçoes! se puder me ajudar me dando uma orientação do que fazer! obrigado.

  128. William
    janeiro 31, 2011 às 2:34 pm | #155

    Olá Juliano!
    Estou como uma dúvida cruel e agradeceria muito se pudesse me ajudar.
    Faço um curso de Tecnologia em Redes a dois anos e faltando apenas um semestre pra acabar. Ocorre que apesar de passar em todos as matérias descobri que não tenho vocação para atuar nesta área além do curso ser muito fraco.Há algum tempo venho “empurrando com a barriga”sem poder mudar, pois sou bolsista.Este ano consegui uma nova bolsa do Prouni para curso de Administração.Administração é uma área que me identifico muito porém me falam que o mercado de trabalho nesta área anda muito saturado e que não valeria a pena trocar de curso.O que seria melhor pra mim: Terminar o tecnólogo tendo sabendo que não vou trabalhar nesta área ou arriscar e aproveitar essa nova oportunidade. Detalhe: Tenho 29 anos e tenho um emprego público muito modesto. Grato!

    • fevereiro 3, 2011 às 9:12 pm | #156

      Opa. Na minha opiniao, vale a pena empurrar mais m semestre, a nao ser q vc perca a bolsa p adm, se perder, va p adm.
      No meu ponto de vista, o mercado de trab nunca esta saturado p um bom profissional, porem,claro, o salario pode cair tendo isso em vista.

  129. eline
    fevereiro 10, 2011 às 9:36 pm | #157

    Olá,
    Estou com uma grande dúvida e gostaria que me ajudasse: não sei se faço técnico em contabilidade ou graduação em ciências contábeis. Caso eu faça o técnico, quantos anos tenho que cursar na faculdade para obter o bacharel? E há alguma diferenciação entre o 1º e o 2º?
    Desde já agradeço a atenção.

  130. Tarcísio
    fevereiro 16, 2011 às 8:13 pm | #158

    Boa noite, Juliano.

    Tenho 18 anos e formei em 2009. Em 2010, durante 4 meses, fiz pré-vestibular, mas não consegui emplacar uma faculdade FEDERAL e nem tenho interesse de continuar tentando uma FEDERAL. Por enquanto, penso em fazer Engenharia Elétrica. Mas também tenho interesse em fazer um curso técnico de Segurança do Trabalho, que tem duração de 1 ano e meio. Fico meio em dúvida com relação ao curso técnico, pois já tenho 1 ano de formado e acho que já estou velho demais para começar a fazer um curso técnico e na sequência fazer uma faculdade. Não sei se faço o curso técnico ou se começo já um curso superior. O que acha? E com relação ao campo de trabalho para o Técnico de Segurança? Sabe me dizer se é uma boa área para o mercado de trabalho?

    Obrigado!

    • fevereiro 16, 2011 às 9:23 pm | #159

      Boa noite Tarcisio.
      Não sei responder quanto ao campo de segurança do trabalho, ficarei devendo.
      Quando a fazer técnico, não vejo problemas não, você não é velho, acredite. Porém é importante você verificar se existe área de atuação pela sua região, senão, o curso vai ser mais perda de tempo.
      Não tem nenhum curso Tecnologo por ai que você se identifique?

  131. maria lima
    fevereiro 19, 2011 às 5:23 pm | #160

    ola juliano, estou com grandes duvidas, sobre o que cursar, eu tenho 34 anos, ja fiz um curso de enfermagem a 8 anos atras, não invetir, hoje eu trab. em comercio,mais quero sai porque ja estou um pouco cansada, quero foca na area de saude concluir o meu curso de emfermagem e procurar emprego,mais a mesmo tempo eu cinto medo.por favor mim tire esta duvida.ok.

    • fevereiro 21, 2011 às 9:52 am | #161

      Oi Maria.
      É dificil te ajudar pois eu não sou da sua área (Saúde), então não saberia indicar um curso adequado para você. Vendo “por cima”, me parece adequado você aproveitar seu curso de enfermagem e fazer alguma especialização em cima não?

  132. gustavo
    fevereiro 24, 2011 às 9:32 pm | #162

    Oi juliano, gostaria do seu conselho… Trabalho ha 4 anos na area de RH, porém acho muito stressante e não ganha muito bem… tenho 25 anos estava pensando em mudar para area de TI, mas tenho muita dificuldade com matematica além de não gostar muito… vc acha que vale a pena tentar tendo em vista que não tenho experiencia nenhuma na area… sei bem pouco, estava querendo fazer tecnologo em gestão de TI, atualmente faco administracao estou no 2 ano mas tranquei devido pegar 2 dependencia em matematica. desde já agradeco

  133. erika
    março 18, 2011 às 2:51 pm | #163

    Boa tarde Juliano, trabalho na area fiscal de um escritorio de contabilidade a 3 anos, e pretendo fazer o tecnologo em gestaõ financeira fical, voce acha que seria melhor fazer um bacharelado em ciencias contabeis que estão bem ligados?

  134. Reginaldo
    março 25, 2011 às 10:46 am | #164

    Juliano, agradeço pelo espaço cedido e pela atenção que dispensa àqueles que procuram um esclarecimento.Quando ingressamos em um curso de tecnólogo as informações são que um mundo de maravilhas surgirão diante de nós. Entretanto na prática não é o que ocorre, existe muita falta de informação quanto a legislação específica dos cursos por parte dos alunos, professores e empesários e inclusve em alguns “conselhos” que discordam do MEC. Diante dessas dúvidas tenho a senguinte: Em um concurso público que exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em informática ou em área equivalente para suprte de sistema” o formando em tecnologia em redes de computador esta habilitado juridicamente para efetuar esse concurso? Qual sua opinião em relação a esse assunto? Caberia uma questão jurídica caso o inscrito fosse aprovado e o curso de tecnologia em redes não fosse aceito como diz o edital?

  135. josikely
    abril 7, 2011 às 1:24 pm | #165

    ola juliano!tudo bem estou com duvida em que curso fazer,sair do emprego a pouco tempo na area de operadora de caixa,e estou querendo fazer um curso estou em duvida se faço logistica ou administração,também não sei se faço tecnico,tecnologo ou graduação.ficarei muito agradeçida se você poder mim da uma opinião.dependendo do curso que eu escolher qual o melhor tipo (tec. /tecno/ ou /grad)
    abraços

  136. Tamires Lopes
    abril 8, 2011 às 9:02 am | #166

    Olá Juliano, estou no 1°ano de ciencias contabeis e acabei de começar em u emprego na área fiscal de uma industria, sendo que sempre trabalhei em comércio como vendedora. Porém, estou achando a função meio monótona, pois não gosto de trabalhar sozinha e fazer sempre a mesma coisa. Estava pensando em mudar para o curso de logistica, mas meu professor disse que compensa mais terminar o bacharelado e fazer pós em logistica. Depois pensei em mudar para engenharia de produção, mas tenho medo de desistir e me arrepender pois sei que existem outros ramos na contabilidade. Gostaria de saber sua opinião, porque tenho medo de que todas as funções que eu venha a desempenhar sejam meramente burocraticas devido ao curso de contabeis,queria trabalhar com algo mais operacional.

  137. EDNA PATRICIO FARIA
    abril 8, 2011 às 3:45 pm | #167

    Ei Juliano, trabalho no setor de RH de uma empresa. To na duvida se faço um curso técnologo de RH ou um bacharelado em ciências Contabeis.
    Não gosto de matemática, e adoro trabalhar no setor de RH.
    Pretendo conseguir um novo emprego, onde meu faturamento seja maior que o de hoje.
    Tem alguma sujestão de curso. Já q.nao existe bacharelado em RH.

    • abril 13, 2011 às 3:24 pm | #168

      Ja que não gosta de matemática, nem pense em Ciencias Contábeis!!! :-)
      Vejo que um tecnólogo em RH caia bem para você.

  138. fabiano bessa
    abril 11, 2011 às 3:24 pm | #169

    olá juliano,estou com uma seria duvida,estou querndo fazer um curso graduado em comercio exterior,masminha preferencia seria por adm pois ja trabalhei nesse ramo,porem surgiu a oportunidade de fazer comercio exterior numa prova q fiz para a fatec!mas ai esta minha duvida sera q vale apena eu fazer um curso tecnologico para comercio exterior ou seriamelhor eu fazer um bacharelado?desde ja agradeço a resposta!ah esquieci trabalho como aj de produçau em uma mluti nacional q nao tem nenhum proficional no ramo dentro dela?

    • abril 13, 2011 às 3:23 pm | #170

      Se você gosta de comercio exterior e ve uma oportunidade de trabalho, é legal fazer sim, ainda mais que sua empresa nao tem nenhum profissional na área, quem sabe é uma oportunidade de crescimento para você.

  139. josikely
    abril 17, 2011 às 7:31 pm | #171

    josikely :
    ola juliano!tudo bem estou com duvida em que curso fazer,sair do emprego a pouco tempo na area de operadora de caixa,e estou querendo fazer um curso estou em duvida se faço logistica ou administração,também não sei se faço tecnico,tecnologo ou graduação.ficarei muito agradeçida se você poder mim da uma opinião.dependendo do curso que eu escolher qual o melhor tipo (tec. /tecno/ ou /grad)
    abraços

  140. Tamires
    abril 18, 2011 às 9:35 am | #172

    Olá Juliano, caso faça um curso de Gestão de Produção Industrial posso eliminar matérias numa futura graduação em Engenharia de Produção?

  141. abril 18, 2011 às 7:13 pm | #173

    quero ser escolida porque as pessoas tem que ter ser direito muinto obigada se me escolhe estou ansiosa obrigada.

  142. abril 18, 2011 às 11:25 pm | #174

    sem comntario

  143. Flávia Azevedo
    maio 2, 2011 às 12:53 am | #175

    Ola juliano estou com um sério poblema desejo muito fazer um curso de comércio esterior (graduação) porem já procurei em várias universidades e não encontrei nada somente o curso tecnico na area e estou com uma duvida se é necessario primeiro fazer o curso tecnico pra depois fazer a graduaçao por não estou achando em lugar algum sera q vc pode me ajudar bom muito obrigada boa noite

  144. Márcio
    maio 23, 2011 às 10:19 am | #176

    Olá grande Juliano, vejo que é uma pessoa ótima para dar conselho, pois bem.
    Estou com uma proposta da empresa que trabalho tercerizado para mesma a 12 anos. Ela quer me contratar para se quadro de funcionários efetivos para outra localizadade, sendo que na tercerizada trabalho como fiscal e sou técnico em Eletrotécnica. Se caso eu aceite, serei contratado como Técnico de Serv. Elétricos e ainda a empresa me oferece 50% no curso de Engenharia Elétrica de 05 anos. A pergunta é, o que vc acha dessa proposta?… sendo que já tenho formação como Tecnólogo em Processos Gerencias e que irei mudar a minha vida radicalmente para outra cidade inclusive com minha familia e filho pequeno.
    Será que vale a pena fazer essa mudança?

  145. oracio
    julho 3, 2011 às 2:58 pm | #177

    oi ! tenho 34 anos e alguma noção basica de informatica, eu quero cursar um técnico em informática no senai de floripa e gostaria de saber a sua opiniao.Estou muito velho para ingressar neste mercado ?

    • setembro 24, 2011 às 10:59 pm | #178

      Definitivamente não está velho. O mercado de TI tem uma altissima demanda não atendida ou atendida por picaretas. Vai fundo!

  146. alison
    agosto 3, 2011 às 1:48 pm | #179

    ola gostei muito do post estou com uma seria duvida estou fazendo tecnologo em logistica e fiquei sabendo que tambem tem o curso tecnico em logistica qual seria melhor ou sera que estou pagando caro na faculdade e no final o tecnico teria o mesmo valo grato.

  147. alison
    agosto 3, 2011 às 1:50 pm | #180

    ola gostei muito do post estou com uma seria duvida estou fazendo tecnologo em logistica na puc e fiquei sabendo que tambem tem o curso tecnico em logistica qual seria melhor ou sera que estou pagando caro na faculdade e no final o tecnico teria o mesmo valo grato.

  148. Ingrid Simões
    setembro 1, 2011 às 11:05 am | #182

    Eu faço faculdade se Sistemas de Informação, queria saber se é possível fazer manutenção de computadores com este curso. Obrigada!

    • setembro 24, 2011 às 10:55 pm | #183

      Oi Ingrid.
      Para fazer manut. de computadores não precisa ser graduado. O mercado obsorve pessoas até sem experiência pois ainda existe uma alta demanda.
      []s

  149. setembro 10, 2011 às 11:23 am | #184

    Ola a todos , acabei de concluir o curso de técnico de segurança do trabalho
    mas não consegui estagio e esta difícil conseguir alguma coisa , o que devo fazer
    gostaria de contar com ajuda de alguém, desde já agradeço atos.
    moro no rio de janeiro , mas precisamente no centro da cidade.

  150. setembro 10, 2011 às 11:24 am | #185

    Ola a todos , acabei de concluir o curso de técnico de segurança do trabalho
    mas não consegui estagio e esta difícil conseguir alguma coisa , o que devo fazer

  151. andreia Trindade
    setembro 28, 2011 às 8:55 am | #186

    oi….tenho 21 anos e comecei fazer um curso de administraçao mais desistir. agora quero começar de novo e tenho duvidas se faço tecnologia em gestao finaceira ou um curso de ciencias contabeis. gosto de trabalhar com numeros. o que fazer?curso na area de tecnologia sao de nivel superior? posso fazer uma pos-graduaçao?

  152. Fernanda Farias
    setembro 29, 2011 às 10:04 pm | #187

    Boa noite! Tenho 30 anos não tenho curso superior, quero muito fazer faculdade a minha dúvida é se o curso tecnólogo tem o seu mesmo valor que o bacharel. Trabalho a 7 anos na área administrativa, porém me indentifico mais com a área do RH. Pensei em fazer o tecnólogo e depois fazer uma pos, mba…. me ajude !!!

  153. JESSICA
    outubro 4, 2011 às 5:12 pm | #188

    Desculpe mas, caso não saibam não se chama tecnico,mas sim,tecnologo.
    não é a mesma coisa.é por as pessoas falarem errado q ha tanto preconceito sobre esta graduação!!

  154. Joseane
    outubro 12, 2011 às 12:29 pm | #189

    Olá Juliano! Tenho 30 anos trabalho na área Contábil há seis anos, atualmente estou há um ano trabalhando com RH, tenho curso Técnico em Contabilidade, mas estou em dúvida se faço um Técnologo em Recursos Humanos ou faço um curso em outra área, gosto muito de Engenharia Ambiental, mas será que vale a pena sendo que já estou com 30 anos?

  155. Mayara Moreira
    novembro 15, 2011 às 2:04 pm | #190

    Oi Juliano…
    Tenho 21 anos, termino em fev/2012 o Tec. em Contabilidade. Estou com muita duvida sobre o que devo escolher. Ja trabalho em um escritorio de contabilidade a mais de um ano e foi la que peguei o gosto pela contabilidade, onde entao o comecei a fazer o tecnico para saber se realmente me identificava com a profissao. O problema é que agora ja estou concluindo o Tecnico e acho que fazer um bacharelado de ciencias contabeis nao seja muito necessario, afinal as diciplinas principais eu ja vi no Tecnico. Mas na verdade nao sei, pois gostei da area contabil e queria uma forma de dar continuidade nesse ramo. O que faço? Pois começar a fazer o bacharelado, pra mim é começar do zero e rever muitas coisas q ja vi. O q devo fazer? Pensei tambem em fazer direito, focado na area juridica e penso q o tecnico poderia me ajudar com isso, mas na verdade nao gosto muito de Direito, so nao queria ver novamente coisas que ja vi, gosto somente das areas envolvidas com empresas, mas mesmo assim estou na duvida entre as duas. Na sua opniao o q mais sabio eu deveria fazer?

  156. Robson Rocha
    novembro 24, 2011 às 2:17 pm | #191

    Boa tarde, Juliano.Gostaria de fazer um curso na área de informática, e estou na dúvida entre bacharel em CC ou tecnólogo e, depois, uma pós ou MBA.Tenho 26 anos e não trabalho ainda nessa área, qual seria a melhor opção para uma melhor inserção no mercado?Gostaria muito que me ajudasse!
    []s.

  157. Marcelo
    novembro 30, 2011 às 7:58 pm | #192

    Boa Noite Juliano
    Se for possivel gostaria de uma orientação, estou com 25 e gostaria de trabalha na area de financias, contabilidade…estou em duvida se faço tecnico contabil ou gestão financeira, e i tecnico contabil no fim do curso, posso até presta pra pega a credencial, ñ estou no mercado atualmente, qual dos dois seria mais rapido mesmo cursando entra na area? E por acaso qual vc recomenda, qual seria a vantagem sobre o outro…
    Desde ja agradeço pela atenção!!
    Marcelo

  158. ana pio
    dezembro 7, 2011 às 1:15 pm | #193

    Ola, Juliano! Primeiro, parabens pelos posts, certamente eles ajudam àqueles que ainda nao conseguiram se definir profissionalmente, assim como eu srsrrsrs…Bem, sou graduada em Letras em uma instituiçao publica federal ,mas adoraria atuar em outra area. A escolhida foi gestao financeira.Vc saberia me dizer se o mercado é bom pra esse tipo de formaçao? perspectivas salarias? Minha ideia é a seguinte: com a graduaçao que ja tenho posso cursar diretamente um MBA em gestao financeira,controladoria e auditoria.
    Concomitantemente fazer um curso tecnologico em gestao financeira para poder suprir a minha falta de graduaçao na area.Dessa forma posso cursar e terminar mba e tecnologicos na mesma época.com isso ja entrar no mercado de trabalho ja bem qualificada. que pensas? eh boa ideia? possivel? obrigada! :)

  159. Thiago Vieira
    dezembro 9, 2011 às 8:27 pm | #194

    Jliano, boa noite. Sou formado em Adm. em Gestão de Agronegócios, com isso eu tenho o “CRA”, estou querendo cursar a Pós de Engenharia de Segurança do Trabalho, mas eu li que para cursar eu preciso ter o “CREA”, é isso mesmo? Seu no tiver o “CREA” eu não consigo cursar a Pós de Engenharia de Segurança do Trabalho? vlw abraço.

  160. Luiz
    dezembro 10, 2011 às 9:23 pm | #195

    0lá. Meu nome é Luiz. Terminei um curso técnico em contabilidade numa Etec. Eu queria saber, Juliano, se é ruim para mim fazer um curso tecnológico de gestão empresarial numa Fatec

  161. Mayara Moreira
    dezembro 11, 2011 às 7:41 pm | #196

    Boa noite,

    Fico muito triste por ate agorA nao receber sua resposta, mas a minha duvida permance. Só que agora é um pouco diferente, quero realmente fazer faculdade, mas estou muito em duvida sobre qual faz (direito ou contabeis), pois ja tenho o tecnico de contabilidade. O q faço?

  162. lays
    dezembro 26, 2011 às 5:03 pm | #197

    Boa noite,
    consegui uma bolsa intregal para arquitetura, porem tive que mudar de estado e tranquei a facul. Tenho ate a metade do ano pra consegui outra facul se nao perco a bolsa e na cidade que estou nenhuma facul esta aceitando por ser um curso concorrido.
    Consegui uma que é tecnologo em Design de Interiores.
    me de um conselho, trocar arquitetura por design de interiores não é vantajoso neh?
    quanto mais opniao melhor…
    pq estou numa duvida tremenda… ja estou trabalhando aqui… mas sem a facul vou ser obrigada a voltar.. o que vcs acham?
    ahh… tenho 19 anos e estou no 3 semestre da arquitetura e urbanismo

  163. sheila
    janeiro 5, 2012 às 2:31 pm | #198

    Estou fazendo o curso técnico de segurança do trabalho, terminarei agora em junho de 2012, gostaria de saber alguma sugestão de faculdade para fazer após o curso, estava pensando em fazer gestão ambienytal, mas todos falam que não é considerado gradução que é tecnologo e se eu fizer esse não poderei depois fazer uma pós por exemplo

  164. Ednaldo
    janeiro 9, 2012 às 2:38 pm | #199

    Em primeiro lugar gostaria de dizer que o texto acima me ajudou muito sobre essa diferença entre: tecnólogos e bacharel.
    Estou pra começar o curso de Gestão de Segurança Privada, gostaria de saber Juliano, o que você acha do curso, se é um mercado amplo, se é bem renumerado e qual pós você acha melhor fazer nesse ramo?

  165. Lizzi
    janeiro 15, 2012 às 9:37 pm | #200

    Olá me chamo Lizzie, terminei o tec em contabilidade e estou em duvida… adoro escrita fiscal, e não sei se faço tecnologo ou bacharel, gostaria de fazer gestão finceira será q terei possibilidade de trabalhar em um escritorio de contabilidade…. tenho 29 anos , gostaria de um conselho, obrigada deste já

  166. Kuka Santa
    janeiro 16, 2012 às 2:32 pm | #201

    A verdade é que ninguém valoriza tecnólogo, e digo por experiência própria.
    Podem falar o que quiserem, o MEC e seu cartel de faculdades de tecnologia são uma farsa.

    Só pra embolsar uma grana rápida dos idiotas.

    Você que é tecnólogo sempre será visto como um sub-profissional e um sub-acadêmico.
    E sempre terá um salário menor.

    SÃO FATOS, a preferência de cada um e as teorias não interessam.

  167. Amanda
    janeiro 23, 2012 às 6:54 pm | #202

    Poxa, você não faz ideia do quanto me ajudou. Agora é certeza, vou partir para o curso técnico.Estava com um pouco de receio e preconceito por ser de menor duração. Mas como você mesmo disse, cada um constrói sua própria bagagem. Muito Obrigada!!

  168. Eliselmo
    fevereiro 23, 2012 às 3:24 pm | #203

    Boa tarde!
    Meu nome é Eliselmo, tenho 27 anos me formei em 2006 e ainda não entrei no mercado de trabalho por receber um beneficio do governo federal no valor de um salario minimo e ter medo de perder, porem agora perdir o medo e quero entrar no mercado de trabalho. Estou em duvida entre tecnico ou tecnologo, estou pensando em cursar logistica ou Rh. Por favor me ajude a tomar uma decisão!
    Desde já agradeço!

  169. Ana
    março 15, 2012 às 3:51 pm | #204

    Se eu fizer MBA em Gestão em Recursos Humanos, posso trabalhar na área de RH?
    Sou formada em Comunicação Social.

  170. Jonas Andrade
    abril 24, 2012 às 2:57 pm | #205

    Boa tarde,
    Encontrei este post e me interessei muito. Então vamos lá:
    Trabalho há 8 anos na área de Design Gráfico. Hoje tenho 31 anos e não tenho nenhuma formação superior.
    Penso em começar a graduação no próximo semestre e desde então surgem as dúvidas:

    1 – Há muito tempo comecei a fazer Sistemas de Informação e me interessei muito, no entanto não dei prosseguimento por motivos financeiros. Desde então comecei a trabalhar na área do Design Gráfico.
    2 – Estou empregado e meu salário está bem na média da minha cidade (aproximadamente R$1500,000) – Belo Horizonte.
    3 – Hoje, após muitos anos, não estou interessado em seguir na profissão de Design, pois não tenho achado os salários mais atraentes e as oportunidades que sempre vejo não são tão interessantes quanto eu gostaria. Também com o passar do tempo, acredito ter perdido um pouco o interesse.
    4 – Sempre pensei em voltar para a área de TI, mas não tenho nenhuma experiência com a mesma.
    5 – Tenho 31 anos.

    Com estes aspectos, não sei se devo fazer um tecnólogo na área de TI, fazer um bacharelado ou tentar me focar no Design.

    Agravantes que eu considero são: idade, tempo de estudo, salário inicial, falta de experiência na área.

    O tecnólogo em TI (Análise de Sistemas), dura 2 anos e meio.

    Caso possa opinar sobre minhas dúvidas, agradeceria muito.

    Att

    Jonas

    • junho 26, 2012 às 11:04 am | #206

      Opa Jonas. Eu iria para o tecnologo. O chato vai ser o salario inicial mesmo. Mas esse é o caminho mais curto pra vc.

  171. selma rodrigues
    maio 15, 2012 às 7:35 am | #207

    Bom dia
    preciso de uma luz,tenho 41 ano e não sei o que fazer
    ciencias contabeis ou tecnico em segurança do trabalho, não sou muito boa em matematica mesmo assim preciso de uma formação pois só tenho médio
    desde já grata!
    selma rodrigues

  172. Kamilla
    novembro 11, 2012 às 1:37 am | #208

    Oi juliano por favor me ajuda, tenho 19 anos e não sei direito o q fazer tenho muitas dúvidas e gostaria q vc me ajudasse. Quero fazer administração, mas tenho medo de matemática, pois sou péssima, vc acha q me prejudicaria?E acha que é melhor fazer um tecnólogo ou bacharelado?Qual dos dois tem mais valor no mercado de trabalho? Me ajuda por favor, pois estou desesperada com essas dúvidas, e meus parabéns por ajudar as pessoas com suas dúvidas.

  173. Michelle
    novembro 13, 2012 às 10:34 pm | #209

    Olá, estou muito na dúvida, pois já tem graduação em Geografia. Porém, atualmente faço técnico em mineração em Minas Gerais mesmo, e agora tenho a oportunidade de fazer o mestrado. Só não sei qual escolher, mestrado ou técnico…

  174. abril 12, 2013 às 1:38 pm | #210

    boa tarde , vivo em Namibe umas das provincias de Angola so Bacharel, isto no curso de Bio-Mar, vendo em uma roloth gostaria de abrir uma micro empresa qual seria a opcao em termos de negocios?

  175. Priscilla
    maio 16, 2013 às 5:43 pm | #211

    Boa tarde Juliano,

    Eu estou neste mesmo impasse, não sei se concluo o bacharel de Secretariado ou se parto pata um tecnologo, pois tenho muito receio de não ser contratada nesta área de Secretária, pois pretendi mudar meu curso para o tecnólogo mais um semestre e logo depois fazer uma pós em administração geral, pois a secretaria tem que ter uma visão gerncial, o que você me aconselha, continuo no bacharel ou mudo para o tecnólogo? Até porque o meu curso não de bacharel ainda não é reconhecido pelo Mec, enquanto o te tecnologia é.

  176. Rafaella Oliveira
    junho 5, 2013 às 10:10 am | #212

    Bom dia, Juliano

    Tenho 17 anos e estou cursando Bacharelado em Administração de Empresa no Campus Senac (duração do curso – 4 anos) pretendo daqui a mais ou menos 3 anos ir para o Estados Unidos estou com projetos empreendedores pela frente.

    Mas a um mês atras fiquei pensando muito em mudar de curso ainda mais quando penso na duração dele. Já estou trabalhando na parte administrativa de uma empresa e não posso negar sou apaixonada por essa área, queria fazer gestão comercial ou financeira mas fico pensando no reconhecimento daqui um tempo…

    Preciso de uma opinião devo prosseguir no Bacharelado ou poderia mudar para Gestão?

  177. André Osório
    julho 14, 2013 às 11:58 am | #213

    Bom dia
    Tenho 21 anos e estou cursando uma técnico de meacatrônica porém descobri que essa área está muito loge de ser algo que eu goste ou queira me esforçar. Faz tempo me interesso pela logística e estou intrigado entre tecnólogo ou bacharel. Mas tenho duas dúvias sobre o tecnólogo
    1- Como as universidades particalres são “vistas” no mefcado de trabalho?. ex: SENAC
    2- Durante ou depois do curso, o tecnólogo pode fazer intecâmbio?

  178. marcia aparecida dos santos
    agosto 22, 2013 às 8:58 pm | #214

    Boa noite, tenho 41 anos trabalho a 9 anos em um empresa de importação, (familiar) e depois de 20 anos voltei a fazer faculdade bacharelado em ciências contábeis, sou formada em técnico em contabilidade, mas estou em duvida se continuo ou não, pois sinto uma escassez no mercado para pessoas acima de 35 anos, qual sua opinião?

  179. janeiro 7, 2014 às 6:48 pm | #215

    Gostaria de saber se faço um tecnico ou bacharel em adiministração?

  180. Fabiano Trindade
    março 27, 2014 às 3:26 pm | #216

    Olá,não trabalho ainda na área de adm e logística,mas pretendo seguir essas áreas pois elas tem a ver uma com a outra.A minha dúvida é se faço técnico em adm ou técnico em logística,pensando na abrangência da área,quais delas oferecem mais oportunidades e possibilita um acesso mais fácil no mercado de trabalho.Aguardo retorno.Obrigado.

  1. setembro 1, 2008 às 12:04 pm | #1
  2. junho 11, 2011 às 12:14 pm | #2

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 138 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: